Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participa da abertura de congresso que comemora 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil - Conselho Nacional do Ministério Público
Ato jurídico
Publicado em 16/9/22, às 10h49.

16 09 Tribunal juri 200anosO secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Carlos Vinícius Alves Ribeiro, participou na noite desta quarta-feira, 14 de setembro, da solenidade de abertura do "Congresso 200 Anos do Tribunal do Júri no Brasil: Legados e Desafios", realizada no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP). O evento, promovido conjuntamente pela Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo, Escola Superior do MPSP e Associação Paulista do Ministério Público (APMP) vai até sexta-feira, dia 16 de setembro.

Decorrente da comemoração do bicentenário do Tribunal do Júri no Brasil, a iniciativa é destinada aos membros do Ministério Público brasileiro e tem como objetivos: traçar a reconstrução histórica do Tribunal do Júri no Brasil, identificando sua importância e seu legado à sociedade; analisar a realidade jurídica e social do país a fim de identificar os desafios do Século XXI na atuação do Ministério Público perante o Tribunal do Júri; e construir teses institucionais para fortalecimento da atuação do Ministério Público perante o Tribunal do Júri.

Ao abrir o congresso, o procurador-geral de Justiça do MP/SP, Mario Sarrubbo, afirmou:

"Discutirmos o júri, 200 anos depois, é preciso. O diálogo, os debates, as teses que serão aqui construídas, por promotores e promotoras de Justiça de todo o Brasil, com certeza serão o contorno de nossa atuação no júri para os próximos 200 anos".

A palestra inaugural do evento foi proferida pelo procurador de Justiça de São Paulo Edilson Mougenot Bonfim.

Compuseram a mesa de abertura: o corregedor do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia; o secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores do MPSP, Oscar Mellim Filho; a secretária municipal de Justiça de São Paulo, Eunice Prudente; o defensor público-geral, Florisvaldo Antonio Fiorentino Júnior; o ouvidor do MPSP, Gilberto Nonaka; o secretário especial de Políticas Criminais, Arthur Pinto de Lemos Junior; o promotor Antonio Maciel Neto (Núcleo de Apoio ao Tribunal do Júri do Centro de Apoio Operacional Criminal); o chefe de Gabinete da Delegacia-Geral da Polícia Civil, Luis Fernando Camargo da Cunha Lima; e o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça, coronel Sidney Mendes de Souza.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp