Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP e Flamengo se unem para combater o desaparecimento de crianças no Brasil - Conselho Nacional do Ministério Público
Direitos fundamentais
Publicado em 14/10/22, às 17h50.

parceria flamengoNeste sábado, 15 de outubro, a partir das 20h30, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) entra em campo para enfrentar um adversário que causa dor e sofrimento para muitas famílias no Brasil: o desaparecimento de crianças. Por ano, cerca de 22 mil crianças e adolescentes são declarados desaparecidos no Brasil.

Em disputa válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, entre Flamengo e Atlético Mineiro, no Estádio Maracanã, será exibido, nos telões,  um vídeo sobre o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) com imagens ilustrativas que remetem a casos de crianças desaparecidas. A iniciativa é fruto de uma parceria desenvolvida entre CNMP, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), e o Flamengo.    

O comitê gestor do Sinalid está instituído no âmbito da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério público, presidida pelo conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr. 

O Sinalid é uma rede de órgãos públicos apoiada pelo CNMP para encontrar pessoas. O sistema está consolidado como o maior instrumento público de enfrentamento do desaparecimento de pessoas e situações correlatas no país.  

Para exemplificar o uso do sistema, o Sinalid já colaborou com a localização de pessoas em três das maiores tragédias humanas nacionais: enchentes da região serrana do Rio de Janeiro; rompimento da barragem de rejeitos do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais; e a pandemia de Covid-19.  

Na página do Sinalid, no portal do CNMP, os cidadãos encontram notícias e atos normativos relacionados ao sistema e podem ver quais estados já implementaram os programas de localização de pessoas desaparecidas. Também é possível ter acesso a um painel – em formato de Business Intelligence (BI) – que compila estatísticas de caráter geral disponibilizadas por cada Ministério Público Estadual.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp