Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Tecnologia da Informação - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 12/9/12, às 13h20.

II Mostra de Sistemas apresenta soluções para o Ministério Público

 

A II Mostra de Sistemas do Ministério Público terminou nesta terça-feira (11) com um saldo positivo: foram apresentadas 26 soluções em tecnologia da informação que podem ser compartilhadas e implantadas em qualquer unidade do Ministério Público sem nenhum custo relativo às licenças de uso. Isso ocorre porque os sistemas apresentados poderão ser transferidos com seus códigos-fonte abertos, permitindo que sofram alterações e melhorias, podendo, inclusive, serem compartilhados novamente.

O evento, realizado numa parceria do Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional de Procuradores Gerais e Ministério Público de Minas Gerais, consolida a estrutura de rede em que se configura o Ministério Público no Brasil ao permitir que soluções desenvolvidas internamente sejam compartilhadas e adaptadas por toda a Instituição.

Para o promotor de Justiça de São Paulo e membro auxiliar do CNMP, Michel Romano, a mostra teve um papel importante no planejamento de ações do MP. “Não podemos ficar trabalhando sob demanda”, afirmou durante a cerimônia de encerramento.

O coordenador de Tecnologia da Informação do MP/MG, Jairo Cruz Moreira, lembrou da importância de se planejar investimentos de infraestrutura. Para ele é fundamental que as unidades destinem de 1% a 4% do orçamento para a área, “pois todas as demandas acabam na tecnologia da informação”, comentou.

Economia e inovação


Duas características eram comuns a todos os sistemas apresentados: economia de recursos e inovação nos processos de trabalho. O Direito é uma área tradicionalmente conservadora e a Tecnologia da Informação é tradicionalmente inovadora. Isso pode levar a um choque de culturas, mas a partir do momento em que uma área compreende as necessidades da outra, a chance de sucesso de um sistema aumenta consideravelmente.


Fonte: Ascom MP/MG

Assessoria de Comunicação
CNMP
(61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp