Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP e Arquivo Nacional promovem diálogo interinstitucional sobre pesquisa, memória e gestão de documentos - Conselho Nacional do Ministério Público
Memória
Publicado em 10/11/22, às 18h49.

cspIntegrantes do Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (COPLANAME) e da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), ambos vinculados ao Conselho Nacional do Ministério Público, visitaram, na manhã desta quinta-feira, 10 de novembro, a sede do Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro.

A visita teve como objetivo principal promover a interlocução entre as duas instituições e conhecer o Programa de Pesquisa e Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA) e a Política de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal (PGDeARQ).

Compuseram a equipe do CNMP o presidente do COPLANAME e conselheiro Jaime de Cassio Miranda, o membro auxiliar do COPLANAME Alexandre José de Barros Leal Saraiva e o assessor-chefe da CSP, Gilberto Barros Santos. A comitiva foi recepcionada pelo diretor-geral do Arquivo Nacional, Ricardo Borda D’Água de Almeida Braga.

O Arquivo Nacional foi criado no ano de 1838 e é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Federal (SIGA). Atualmente, integra o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do País.

O órgão garante pleno acesso à informação, apoia as decisões governamentais de caráter político-administrativo e possibilita ao cidadão a defesa de seus direitos e a produção de conhecimento científico e cultural.

Também estiveram presentes os seguintes colaboradores: o superintendente de Planejamento e Gestão, Leandro Freitas; o superintendente de Gestão de Documentos e Arquivos; Larissa Costa; a coordenadora de Pesquisa e Difusão do Acervo, Letícia Grativol; a responsável pela Gestão Administrativa do Memórias Reveladas, Inês Stampa; a chefe de gabinete da Direção, Mariana Meirelles; a coordenadora-geral substituta de Acesso e Difusão, Daiana Ribeiro; a coordenadora-geral substituta de apoio ao Conselho Nacional de Arquivos, Carolina de Oliveira.

Ao final da visita, o conselheiro Jaime de Cassio Miranda agradeceu a acolhida e fez a entrega de uma placa com moção de apreço e de gratidão a Ricardo Borda D’Água de Almeida Braga.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp