Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Gestão Sustentável - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 20/9/12, às 19h27.
Imagem_006

Projeto inclui ações ambientais, de qualidade de vida, responsabilidade social e eficiência operaciona

Implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no CNMP , projetos de responsabilidade social e ações voltadas para a excelência operacional – esses são os três eixos temáticos do programa de Gestão Sustentável, uma iniciativa da Administração do CNMP lançada nessa quinta-feira, 20 de setembro.
O lançamento foi acompanhado por conselheiros, secretários, membros auxiliares, servidores, estagiários e prestadores de serviço, que lotaram o auditório. Além da apresentação dos detalhes do Gestão Sustentável - conduzida pela secretária de Administração adjunta e coordenadora do projeto, Ângela Pinheiro, e pelo secretário de Gestão Estratégica, Cristinao Herckert -, houve distribuição de brindes (porta trecos e bloco de papel reciclados) e de material educativo, palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade e lanche natural.
Durante a solenidade, o secretário-geral do CNMP, José Adércio Leite Sampaio, lembrou que “todos nós devemos nossa vida e nossa existência ao planeta”. Ele ressaltou a importância da participação e do engajamento de quem trabalha no CNMP para que a iniciativa seja bem sucedida e gere frutos. “Esse projeto não é da Administração, é de todos nós”, disse.
Ações
O Gestão Sustentável está em discussão desde fevereiro e hoje conta com a participação de 25 servidores voluntários, que atuam nos diversos grupos de trabalho do programa. O primeiro eixo temático trata da adoção da A3P no Conselho. A coleta seletiva de lixo é a primeira ação implantada. Foram instalados 100 lixeiras em todo o Conselho para coleta de papel, plástico, metal, vidro e lixo orgânico. O material será recolhido uma vez por semana pela Associação Pré Cooperativista de Catadores de Resíduos Sólidos de Brasília (APCORB), cooperativa que reúne 150 catadores. Lixeiras específicas para pilhas e lâmpadas fluorescentes serão instaladas até outubro.
Outros projetos na agenda ambiental são as licitações verdes, com contratação de fornecedores contemplando também requisitos de sustentabilidade, uso racional dos recursos no CNMP (água, energia, papel, etc) e educação ambiental. Haverá, até o fim do ano, campanhas de sensibilização, realização de cursos e oficinas e divulgação de informativos ambientais. A agenda ainda inclui qualidade de vida, com vários projetos em estudo. Há previsão de atividades de integração com enfoque educativo e cultural em datas como Dia das Crianças e Natal, por exemplo, entre outras ações.
O segundo eixo do Gestão Sustentável trata da responsabilidade social. Para garantir a inclusão digital de quem trabalha no prédio, foi montado na Biblioteca do CNMP um centro de acesso, com computadores disponíveis das 12h às 14h e das 18h às 20h. Haverá treinamento para quem precisar de ajuda ao acessar a internet.

Estão programados, até o fim do ano, três mutirões de assistência jurídica, quando servidores do CNMP irão tirar dúvidas sobre questões legais e orientar os interessados. Os mutirões acontecerão na biblioteca, nos dias 28 de setembro, 26 de outubro e 23 de novembro, em horários a definir. Além disso, um grupo de servidores estuda formas de implementar, com excelência, o Programa de Adolescente Aprendiz no CNMP.
Na excelência operacional, o principal projeto é o mapeamento de processos, já em curso. Conduzido pela SGE, o trabalho começou pela SA e será estendido a outros setores do CNMP. Depois do mapeamento de cada área, haverá redesenho de fluxos e construção de manual, documento que reúne informações sobre fluxos e sobre procedimentos, além das normas aplicáveis em cada caso e dos modelos de documentos. O objetivo do trabalho é dar mais eficiência e agilidade aos procedimentos.
Os servidores aprovaram a iniciativa. Para Daniel Scandiuzzi, da STI, “a consciência ambiental é cada vez mais forte e é positivo que existam ações ambientais também no ambiente de trabalho”. Já para Lilia Milhomem Januário, da Sejur, o mais interessante do Gestão Sustentável é preocupação com qualidade de vida. “Projetos nesse área ajudam a aumentar o rendimento dos servidores, a otimizar o trabalho e a reduzir o nível de estresse, permitindo que as pessoas sejam mais criativas”,
Segundo Francimar Cavalcante, presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), o projeto “contribuirá muito para o Conselho e para quem trabalha aqui. O evento de lançamento serviu sensibilizar as pessoas e fazer com que todos tenham o compromisso de participar do programa”.
O lançamento do Gestão Sustentável inclui palestras com Geraldo Vitor de Abreu, do Ministério do Meio Ambiente, e Jorge Werneck, da Embrapa, sobre A3P e desenvolvimento sustentável. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp