Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Desmatamento e grilagem em terras públicas da Amazônia são temas de evento que reúne representantes do Ministério Público, sociedade civil e instituições interessadas - Conselho Nacional do Ministério Público
Comissão
Publicado em 6/12/22, às 18h41.

Durante os dias 06 e 07 de novembro de 2022, representantes do Ministério Público, de organizações da sociedade civil, de instituições de pesquisa e de Tribunais de Contas estarão reunidos em Brasília (DF), com o objetivo de debater estratégicas para combate ao desmatamento ilegal e à grilagem na Amazônia, apresentar as boas-práticas já em desenvolvimento na região e ampliar a atuação coordenada e prioritária nos nove municípios que compõem a Amazônia Legal.O evento “O Combate ao Desmatamento e à Grilagem em Terras Públicas na Amazônia” é uma correalização da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o apoio institucional do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

“A defesa da Amazônia é um grande desafio, sobretudo, por conta da crescente violência que assola as florestas brasileiras. Mesmo diante da essencialidade do bioma para todo país, o que temos acompanhado e registrado é um aumento expressivo do desmatamento, da grilagem e da criminalidade organizada na região Amazônica” menciona Rinaldo Reis Lima, conselheiro nacional do Ministério Publico e presidente da Comissão de Meio Ambiente. O Ministério Público, que já possui a tarefa constitucional de contribuir para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, “também tem enorme potencial e capacidade de buscar soluções de inteligência e promover uma atuação ainda mais regionalizada e especializada no combate a estes ilícitos ambientais” , acrescenta.

A grilagem de terras públicas na Amazônia está relacionada ainda a outros problemas, como tráfico de drogas e armas, escoamento ilegal de madeira, descumprimento de direitos humanos, insegurança alimentar, aumento das emissões de gases de efeito estufa, insegurança jurídica e econômica, falsa percepção de impunidade, corrupção de servidores públicos, violência no campo e garimpo ilegal, por exemplo. “Tratar destes temas é emergencial pela impossibilidade de dissociar a questão ambiental de temáticas sociais e econômicas tão urgentes em nosso pais. Precisamos lembrar ainda que a Amazônia também tem influência na dinâmica ecossistêmica de outros biomas.” comenta Alexandre Gaio, presidente da ABRAMPA e promotor de justiça no Ministério Público do Paraná.

“Já temos ciência de algumas iniciativas, a exemplo, da criação dos Grupos de Atuação Especializada do Ministério Público, que oportunizam uma mudança de cenário. Nosso objetivo com o evento é ampliar e melhorar a efetividade destes resultados”, menciona. Representando a sociedade civil na mesa de abertura, Paulo Moutinho, diretor executivo interino do IPAM, lembrou que “nunca tivemos tanta convergência de objetivos, ideias e ações entre o judiciário, a ciência e a sociedade, o que nos traz acalento e esperança para a batalha contra o desmatamento e a grilagem na Amazônia”.

Moutinho também ressaltou “uma vez que 50% do desmatamento da Amazônia ocorre em terras públicas, motivado pela grilagem, o que se discute neste evento é de interesse de toda a população. Estamos tratando de segurança nacional, de um patrimônio que é de toda a nação e de ações que irão impactar diretamente questões sociais e econômicas, sobretudo, das comunidades e povos tradicionais que vivem na região ”.

A fim de dar materialidade às discussões, garantir a ampla participação dos representantes nos debates e tornar públicas as perspectivas de combate ao desmatamento e à grilagem na Amazônia, após as apresentações em modelo painel, os participantes serão convidados e motivados a identificarem as premissas de atuação conjunta na região e as principais e prioritárias ações a serem implementadas nos próximos anos. O material dará origem a uma Carta Pública que será divulgada após o evento.

Fotos do evento

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp