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Publicado em 21/9/12, às 08h32.

CNMP lança programa de Gestão Sustentável

Imagem_004Implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), projetos de responsabilidade social e ações voltadas para a excelência operacional. Esses são os três eixos temáticos do programa de Gestão Sustentável, lançado nesta quinta-feira, 20 de setembro, pelo CNMP.

Para o secretário-geral do CNMP, José Adércio Leite Sampaio, o programa não é da Administração do Conselho e sim de todos os conselheiros, secretários, servidores, estagiários e prestadores de serviço. Na solenidade de lançamento, ele ressaltou a importância da participação e do engajamento de quem trabalha no CNMP para que a iniciativa seja bem sucedida e gere frutos. “Todos nós devemos a nossa vida e a nossa existência ao planeta. Precisamos fazer a nossa parte”, afirmou.

O programa conta com a participação de 25 servidores voluntários, que atuam em três frentes. O primeiro eixo temático trata da adoção da Agenda Ambiental Pública na instituição. Entre as ações a serem implementadas está a coleta seletiva de lixo. Foram instaladas 100 lixeiras para descarte de papel, plástico, metal, vidro e lixo orgânico. O material será recolhido uma vez por semana pela Associação Pré Cooperativista de Catadores de Resíduos Sólidos de Brasília (APCORB), cooperativa que reúne 150 catadores. Lixeiras específicas para pilhas e lâmpadas fluorescentes serão instaladas até outubro.

Também fazem parte da agenda ambiental as licitações verdes, que visam a contratação de fornecedores a partir de requisitos de sustentabilidade, uso racional de recursos e educação ambiental. Estão previstas, ainda, campanhas de sensibilização do público interno, realização de cursos e oficinas e divulgação de informativos ambientais.

O segundo eixo do Gestão Sustentável trata da responsabilidade social. Já estão programados, até o fim do ano, três mutirões de assistência jurídica, quando servidores do CNMP irão tirar dúvidas sobre questões legais e orientar os interessados. Os atendimentos acontecerão na biblioteca, nos dias 28 de setembro, 26 de outubro e 23 de novembro, em horários ainda não definidos.

Em relação à excelência operacional, terceiro eixo do programa, o principal projeto é o mapeamento de processos do Conselho, que já está sendo realizado pela Secretaria de Gestão Estratégica. Depois de concluído o processo em cada área, os fluxos serão redesenhados. Também será elaborado um manual, documento que reunirá informações sobre fluxos e procedimentos, além das normas aplicáveis em cada caso e modelos de documentos. O objetivo do trabalho é dar mais eficiência e agilidade aos procedimentos.

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