Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ouvidoria das Mulheres do CNMP dialoga sobre políticas públicas em encontro no Ministério das Mulheres - Conselho Nacional do Ministério Público
Ouvidoria das Mulheres
Publicado em 17/2/23, às 16h19.

ouvidoriamulheresNessa terça-feira, 14 de fevereiro, a Ouvidoria das Mulheres do Conselho Nacional do Ministério Público, representada pela membra auxiliar Bianca Stella Azevedo Barroso, esteve no Ministério das Mulheres com a secretária de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da pasta, Carmen Foro, e com a procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Andrade, coordenadora da Comissão Permanente de combate à violência doméstica (Copevid), vinculada ao Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH).

Na ocasião, Luciana Andrade divulgou a Carta de Apresentação da Copevid à secretária nacional Carmen Foro, reafirmando o compromisso do Ministério Público no enfrentamento da violência doméstica.

No documento são apresentados pontos escolhidos pela Copevid como prioritários e propostas ao Ministério da Mulher, como a revisão e a repactuação do Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Mulher; o levantamento dos resultados das Casas da Mulher Brasileira; o alinhamento quanto ao fluxo do Ligue 180; o levantamento dos equipamentos de políticas públicas para mulheres; e a realização das Conferências de Políticas Públicas para Mulheres.

Na sequência, as membras auxiliares da Ouvidoria Nacional, Bianca Stella e Andrea Sampaio, bem como a coordenadora, Solange Cassis, estiveram com Ellen Costa, a nova coordenadora do "Disque 180", canal de recebimento de denúncias de violação aos direitos das mulheres.

Na reunião, foi abordada a realização de um novo acordo de cooperação técnica sobre os encaminhamentos das denúncias de violência doméstica, bem como outras manifestações recebidas pelo canal 180 que necessitem da atuação dos membros do Ministério Público.

Foi destacada a necessidade de escuta prévia dos membros do Ministério Público brasileiro que atuem em demandas sensíveis relativas a mulheres, idosos, crianças e demais grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também estavam presentes a assessora especial da ministra da Mulher, Taís Cerqueira Silva, e a especialista da ONU Mulheres Aline Yamamoto.

Foto: Ouvidoria das Mulheres

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp