Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Nesta sexta-feira, 10 de março, CNMP e MP/SP promovem evento sobre desafios pós-pandemia da Covid-19 para a saúde mental, com participação do psiquiatra Augusto Cury - Conselho Nacional do Ministério Público
Saúde
Publicado em 9/3/23, às 15h05.

 CS Saude Mental Banner NoticiaSaúde mental: desafios pós-pandemia" é o tema do evento que o Conselho Nacional do Ministério Público e o Ministério Público de São Paulo (MP/SP) promovem nesta sexta-feira, 10 de março, das 9h30 à 12h30, em Brasília. Na ocasião, haverá palestra com o psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury e debate da proposta de resolução que institui a Política Nacional de Atenção Continuada à Saúde Mental dos Integrantes do Ministério Público brasileiro.

O evento, que será realizado na sede do CNMP, é aberto a todos os integrantes do Ministério Público e à sociedade em geral, com transmissão ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube. Não é necessário fazer inscrição, sendo a participação do público permitida por meio do envio de perguntas pelo Google Forms, cujo link estará disponível durante a transmissão.

A iniciativa é da Comissão da Saúde do CNMP, presidida pelo conselheiro Jayme de Oliveira. De acordo com ele, “é premente a promoção do debate acerca da saúde mental e do aprimoramento da criação de políticas sobre a temática nos ramos e unidades do Ministério Público”.

A abertura do encontro será feita pelo conselheiro Jayme de Oliveira. Na sequência, o psiquiatra Augusto Cury fará sua apresentação. Após, o convidado responderá perguntas dos participantes.

Das 11h15 às 12h30, será realizado o debate sobre a proposta de resolução que institui a Política Nacional de Atenção Continuada à Saúde Mental dos Integrantes do Ministério Público Brasileiro. Além do conselheiro Jayme de Oliveira, participarão do debate a então presidente da Comissão da Saúde e então conselheira, Sandra Krieger, autora da proposição, e o conselheiro Moacyr Rey Filho, relator.

Pesquisa
A proposição baseou-se nos resultados da pesquisa de saúde mental realizada, em julho de 2021, no contexto da pandemia de Covid-19, pela Comissão de Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sua fundação (FAURGS). Fundamentado em questionários validados cientificamente, o estudo teve a participação de 4.077 respondentes, entre membros, servidores e estagiários do MP em todo o país. 

O levantamento apontou graves situações no MP merecedoras de atenção de gestores e integrantes da instituição. Por exemplo, da amostra de respondentes, 85,6% encontravam-se, na época, em risco aumentado para o desenvolvimento de adoecimento mental. A análise dos sintomas preponderantes apontou que 73% dos participantes apresentaram humor depressivo-ansioso, 52% assinalaram pensamentos depressivos, 56% indicaram possuir sintomas somáticos e 48% apontaram decréscimo de energia vital.

Sobre o palestrante
Augusto Cury é conhecido como o psiquiatra mais lido no mundo atualmente, tendo publicado livros em mais de 70 países. Além de PhD, médico, psicoterapeuta e escritor, é conferencista em congressos nacionais e internacionais. É autor da teoria Inteligência Multifocal, processo que estuda a construção de pensamentos e de formação do Eu como gestor da mente humana. Cury também é autor do primeiro programa mundial de “gestão da emoção”, usado no projeto “Freemind”, bem como no projeto “Você é Insubstituível” – uma vacina emocional para prevenção de suicídios e transtornos psíquicos”, que é 100 % gratuito.

Outra iniciativa
Além do evento sobre os desafios pós-pandemia da Covid-19 para a saúde mental, a Comissão de Saúde começa, em março deste ano, campanha de desdobramentos do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, assinado em novembro do ano passado. A previsão é que o lançamento da campanha ocorra em 14 de março, durante a 3ª Sessão Ordinária do CNMP.

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal tem o objetivo de incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, em busca da consciência vacinal e da retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura de vacinas em todo o Brasil. Nesse primeiro momento, o foco da atuação será a vacinação contra a poliomielite, cujos números estão em queda expressiva.

Matérias relacionadas
Presidente do CNMP, presidente da Comissão da Saúde do CNMP, procuradores-gerais de Justiça e autoridades do SUS assinam Pacto pela Consciência Vacinal 

Conselheira apresenta resultado de pesquisa e propõe criação de Política Nacional de Atenção Continuada à Saúde Mental no Ministério Público

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp