Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP realiza, na quarta-feira, 15 de março, instalação de GT de proteção de encostas e revitalização de bacias hidrográficas em áreas urbanas - Conselho Nacional do Ministério Público
Grupo de trabalho
Publicado em 13/3/23, às 13h15.

O Conselho Nacional do Ministério Público realizará, nesta quarta-feira, 15 de março, a cerimônia de instalação do grupo de trabalho de proteção de encostas e revitalização de bacias hidrográficas em áreas urbanas. O evento acontecerá no Plenário do Conselho, a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube.

O grupo de trabalho é fruto de uma parceria entre a Comissão do Meio Ambiente (CMA) e a Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF). Além disso, tem como objetivo discutir o papel do Ministério Público e as medidas mais eficientes para fortalecer a atuação da instituição na temática de prevenção e contenção de danos nas grandes enchentes e desastres socioambientais em encostas.

A mesa de abertura será composta pelo presidente da CMA, conselheiro Rinaldo Reis, pelo presidente da CDDF, conselheiro Otavio Luiz, além de contar com a presença de promotores de Justiça e advogados que compõem o grupo.

Grupo de trabalho

O GT, que terá a duração de um ano, leva em consideração os diversos acidentes com desabamentos e enchentes, que resultam em perdas de vidas, desabrigados e destruição do patrimônio público e privado. Por muitas vezes, os acidentes são causados por edificações em áreas sujeitas a inundações naturais dos rios em encostas instáveis do ponto de vista geológico, excesso de impermeabilização do solo urbano e desmatamento de encostas e da vegetação ciliar.

O grupo surge com a finalidade de promover a proteção de encostas e revitalização de bacias hidrográficas em áreas urbanas por meio do reflorestamento e outras medidas de ordem urbanística e ambiental, além de reforçar o papel do Ministério Público em acompanhar, fiscalizar e regular a adoção das medidas legais cabíveis.

Agenda

Evento: Instalação do grupo de trabalho de proteção de encostas e revitalização de bacias hidrográficas em áreas urbanas

Data: 15 de março

Horário: 15 horas

Local: Plenário do CNMP, em Brasília

Transmissão: www.cnmp.mp.br/conselhodomp

Matéria relacionada

CNMP instituirá grupo de trabalho para a proteção de encostas e revitalização de bacias hidrográficas em áreas urbanas  

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp