Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Movimento Nacional em Defesa do Direito das Vítimas e Ibict abrem possibilidade de parceria para aprimorar o atendimento às vítimas no Brasil - Conselho Nacional do Ministério Público
Defesa das Vítimas
Publicado em 17/3/23, às 15h56.

02 03 23 reuniao defesa vitimasNo dia 2 de março, integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) visitaram a sede do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em Brasília. O encontro abriu a possibilidade da realização de parcerias entre as instituições em busca do aprimoramento do atendimento às vítimas no Brasil, no âmbito do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas, iniciativa do CNMP. 

Já o Conselho da Mulher Empresária (CME) da ACDF é um parceiro do movimento e mostrou o trabalho que tem sido realizado nos temas de amparo e de proteção das vítimas de violência doméstica. 

Durante a reunião, o Ibict apresentou projetos e soluções em informação desenvolvidas pelo instituto, como o Visão, ferramenta de visualização de dados; o Hipátia, modelo de preservação digital; e a mandala de informação, ainda em desenvolvimento. O Instituto abordou, também, a ferramenta de apoio às vítimas de violência doméstica que ainda está em desenvolvimento.

O coordenador do Movimento Nacional de Defesa das Vítimas, subprocurador-geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel, destacou que a troca de informações foi muito válida. “O conhecimento que o Ibict tem vai atender e facilitar muito não só o trabalho do Ministério Público no atendimento às vítimas, mas principalmente no acesso à informação pelas vítimas. No sentido da orientação, do acolhimento, de uma agilidade de atendimento e atenção a ela. Acho que vai existir uma sinergia boa entre ciência, informação, tecnologia, direitos e o cidadão, na ponta”, explica. 

Para a diretora do Ibict, Cecília Leite, a reunião foi bastante produtiva. “O nosso software Visão se encaixa exatamente naquilo que eles precisam e identificamos várias possibilidades de trabalho em conjunto. As pessoas se surpreendem com o que a Ciência da Informação pode fazer. Agora teremos reuniões técnicas para acertar como podemos trabalhar juntos”.

Também participaram da reunião a promotora de Justiça do Estado do Pará e membra auxiliar do CNMP, Juliana Felix, os analistas do Conselho Luciana Marinho, Fabiana Luz e Pedro Simões; os membros do Ibict Marcel Garcia, Washington Segundo e Alexandre Oliveira; o presidente da ACDF, Fernando Brites; a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Ivonice Campos; e as conselheiras do CME Lucia Felix e Fabiola Orlando.

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas  

O projeto Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas foi lançado, oficialmente, em 28 de junho de 2022 e é promovido pelo CNMP, Ministério Público Federal (MPF) e Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional.

Acesse aqui o portal do Movimento. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp