Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Sistema desenvolvido pelo CNMP é tema de treinamento no MP/PA - Conselho Nacional do Ministério Público
Probidade administrativa
Publicado em 20/4/23, às 09h51.

Em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e de Combate à Sonegação Fiscal (CAODPP), promoveu o treinamento do Sistema de Apoio à Investigação (SAI). A ferramenta foi desenvolvida pela Comissão de Defesa da Probidade Administrativa (CDPA)  do CNMP com objetivo de apoiar o desenvolvimento de investigações de ilícitos contra a administração pública.

Cerca de 300 pessoas participaram do treinamento, realizado no dia 14 de abril, presencialmente na sede do MP/PA, em Belém, e virtualmente, via Teams, para inscritos de todo o Brasil.

O treinamento é o primeiro de uma série de outros que ocorrerão ao longo do ano com o intuito de divulgar o SAI, responder dúvidas sobre a utilização e capacitar membros para o uso correto e eficiente do sistema. Todos os cursos são dirigidos e coordenados por membros do grupo de trabalho de divulgação do SAI, no âmbito da CDPA.

O curso foi coordenado pelo promotor de Justiça Lauro Francisco da Silva e ministrado pelo promotor de Justiça auxiliar do CAODPP, Daniel Bona, com a participação do promotor de Justiça do MP/MS e coordenador do GT, Fernando Zaupa.

Zaupa destacou que o painel foi o primeiro de uma sequência de painéis em formato de oficina que servem tanto para apresentação do SAI como também para fomentar a contribuição de membros do MP por meio do envio de práticas exitosas em diversas em investigação.

“Estamos apresentando cerca de 40 trilhas de investigação que, não obstante sejam voltadas ao patrimônio público tendo em vista a temática da comissão, também servem para investigações criminais em diversas outras tipologias, como organizações criminosas, meio ambiente, infância, cidadania, entre outros. Contamos com a colaboração dos integrantes do MP brasileiro não só para melhorar o sistema, mas também avançar em outras tipologias", disse.

Bona, instrutor da capacitação, disse que o evento foi muito bem recebido pelos membros e servidores do MP/PA. “Nós tivemos muitos feedbacks positivos a respeito do SAI e suas funcionalidades e recebemos sugestões de melhorias. Foram cerca de 300 inscritos entre presencial e online. A partir de agora, certamente o CAOP do Pará estará bastante empenhado em levar o SAI à sua máxima efetividade no estado", afirmou.

SAI

O sistema foi lançado em 2021 e desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Roteirização e Fluxograma de Atuação sobre as Tipologias de Criminalidade Organizada, Corrupção e Improbidade Administrativa da Comissão de Defesa da Probidade Administrativa do CNMP.

Com informações do portal do MP/PA.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp