Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Correição de fomento à resolutividade é aberta no MPDFT - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 9/5/23, às 09h16.

WhatsApp Image 2023 05 09 at 07.27.24Nessa segunda-feira, 8 de maio, a Corregedoria Nacional deu início à “Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade” no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Esta é a 13ª correição na referida temática, que tem por objetivo conhecer, aprimorar e compartilhar boas práticas institucionais que possam ser replicadas nos demais ramos e unidades do MP brasileiro.

O MPDFT apresentará 71 projetos para serem avaliados pelas equipes da Corregedoria Nacional até sexta-feira, 12.

Na solenidade de abertura dos trabalhos, realizada no auditório do MPDFT, o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, falou que as correições no formato atual buscam “a reconfirmação da ideia segundo a qual o Ministério Público precisa estar voltado à resolução do problema e à antecipação de soluções para que determinada questão socialmente danosa não mais se repita”. Ele disse, ainda, que ser resolutivo é “saber ser e entender o Ministério Público, é renovar o ideal de pertencer ao MP e fazer por quem mais precisa porque é, exatamente, a população que assistimos que nos concede a legitimidade e a força institucional tão importantes para a permanência da nossa instituição.”WhatsApp Image 2023 05 08 at 17.06.39

Os conselheiros do CNMP Moacyr Rey, Ângelo Fabiano Costa, Paulo Passos e Rodrigo Badaró compuseram o dispositivo de honra do evento e destacaram a importância desse novo modelo correcional baseado no incentivo à resolutividade como uma forma de o Ministério Público e o CNMP oferecerem um serviço cada vez mais eficiente e eficaz à sociedade brasileira.

Para o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, George Carlos Seigneur, o Ministério Público “é uma instituição que deve ser exemplo tanto na conquista da excelência na prestação de serviços quanto no exercício de suas atribuições com austeridade e resolutividade”. “O trabalho que Vossas Excelências conduzirão nesta semana é a melhor contribuição que podemos receber para o aprimoramento das atividades ministeriais. Estejam certos de que partilhamos o mesmo propósito, que é o de servir à Justiça e à sociedade, na defesa dos seus direitos e garantias fundamentais”, afirmou.

Já o corregedor da instituição, Nelson Faraco, classificou a correição como “um instrumento inovador, ousado, efetivo pra identificar essas práticas não como uma maneira de aferir a regularidade do serviço, mas sim para poder dar visibilidade e propiciar um intercâmbio entre os MPs”. 

WhatsApp Image 2023 05 08 at 17.06.38Também compuseram a mesa de abertura o ouvidor do MPDFT, Francisco Leite; a promotora de Justiça e ex-procuradora-geral de Justiça do órgão, Fabiana Costa; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça Militar para Assuntos Administrativos, Jorge Caetano, representando o procurador-Geral de Justiça Militar, Antônio Duarte; o presidente da Associação do MPDFT, Elísio Teixeira; o coordenador-geral e o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional, Silvio Amorim e Vinícius Menandro; e a coordenadora de Inovações da Corregedoria Nacional, Jacqueline Orofino.

Até o fim do seu mandato, em dezembro, o corregedor nacional pretende que todos os ramos e unidades do MP brasileiro sejam correcionados na temática de fomento à resolutividade, possibilitando que muitas iniciativas, ações e projetos possam ser aprimorados e compartilhados entre as instituições ministeriais.

Oswaldo D’Albuquerque, ao longo de sua gestão como corregedor nacional, tem-se dedicado a “enaltecer e divulgar o que os Ministérios Públicos realizam de modo positivo para modificar a realidade social”, por acreditar que fazer parte do MP brasileiro “define-nos não apenas como servidores públicos, mas principalmente como pessoas, porque abraçar o Ministério Público é abraçar o ideal de mudar para melhor a vida da população brasileira, essa gente a quem aceitamos ajudar e em benefício de quem prometemos trabalhar, inclusive as pessoas antes chamadas ‘minorias’, as quais não são mais minoritárias, mas sim grupos vulneráveis que também merecem nossa total atenção.”

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp