Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP promove, até sexta-feira, 2, Congresso de Inovação e Tecnologia e 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 1/6/23, às 11h16.

MP Digital 3Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, o Congresso de Inovação e Tecnologia começou na última quarta-feira, 31 de maio, e prossegue até a sexta-feira, 2, na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Durante o evento, acontece também a 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do MP. A abertura da programação oficial ocorreu no início da noite, em cerimônia no Auditório do MP catarinense, em Florianópolis.

O congresso e a mostra são promovidos pela Estratégia Nacional do MP Digital e pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos do Estados e da União (CNPG), com o MP/SC e com a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP). Na programação, palestras com a consultora nas áreas de inovação e marketing digital Martha Gabriel, o consultor em marketing pessoal, criatividade, liderança e tendências Murilo Gun e o especialista em ciência, tecnologia e inovação Leandro Mattos.

O membro auxiliar da CPE e promotor de Justiça do MPSC, Guilherme André Pacheco Zattar, explicou o propósito da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital, também chamada de MP Digital. Zattar detalhou ainda a estruturação do MP Digital, criado a partir de iniciativa do presidente da CPE, o conselheiro Moacyr Rey Filho.

"O MP Digital não é uma estratégia de transformação digital do MP, é uma estratégia de fomento à transformação digital dos MPs. O CNMP não quer impor uma estratégia, quer fomentar que os MPs tenham uma agenda de inovação. O MP Digital é uma estratégia de fomento à transformação digital, cujas grandes premissas são a autonomia das unidades e a colaboração entre elas. Não faz mais sentido que a gente gaste recursos redundantes para resolver o mesmo problema de formas diferentes sendo que o MP é uno e indivisível", salientou Zattar.

MP Digital 1Entre as iniciativas do MP Digital destacadas por Zattar está a Plataforma MP Digital, um repositório no qual as unidades do MP poderão compartilhar iniciativas ligadas à inovação e tecnologia. "Ela vai ser o local onde poderemos encontrar fisicamente essa colaboração no MP brasileiro. A plataforma terá vários serviços, como bases de dados, base de dados processuais, serviços de integração, contratações de TI, soluções digitais, desafios e rede nacional de inovação", disse Zattar, informando que o sistema está em fase final de elaboração. "A ideia é que a plataforma institucionalize as relações de TI entre as unidades, centralizando esse processo no CNMP, de modo que os desafios identificados por cada MP possam receber um direcionamento coletivo e que seja proveitoso para todos", acrescentou.

Na abertura do evento, a procuradora de Justiça do MPSC, Gladys Afonso, representando o procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, deu boas-vindas aos participantes enfatizando a importância da temática. "É uma honra estar aqui. Considero que esse assunto é de suma importância não somente para os MPs do Brasil, mas é importante de forma mundial", disse. "Essa troca de ideias e de experiências faz com que possamos verificar o que nos interessa ou não. Aquilo que é bom para o MP é bom para a sociedade, que é a finalidade do nosso trabalho e o que todos nós almejamos", afirmou. "O evento será extremamente exitoso, as discussões serão interessantíssimas, teremos oportunidade de debater um tema tão importante de forma mais minuciosa e voltado principalmente para o MP. O MPSC tem orgulho e satisfação em receber esse evento", finalizou. 

A programação do Congresso e da Mostra segue até sexta-feira (2/6). As primeiras atividades ocorreram já na tarde de quarta-feira, com a iniciativa "Fábrica de Fracassos". Com a proposta de aprender com os erros, a nova iniciativa do CNMP consistiu na apresentação de várias experiências e projetos que não tiveram êxito e foram compartilhados de forma anônima.

Confira a programação dos dias 1 e 2 de junho

1° de junho

9h30 - 12h: Mostra de sistemas, compartilhamento de projetos, desafios em cada temática Locais:
- Auditório (inovação e novas tecnologias);
- Sala multiuso do 4° andar (investigação); 18° andar (área-fim);
- Salas ACMP (área-meio e cibersegurança).

14h30 - 16h30: Mostra de sistemas, compartilhamento de projetos, desafios em cada temática
Locais:
-Auditório (inovação e novas tecnologias);
-Sala multiuso do 4° andar (investigação);
-18° andar (área-fim);
-Salas ACMP (área-meio e cibersegurança).

16h30 -17h: Coffee break

-17h - 18h30: Palestra
Palestrante: Martha Gabriel
Local: Auditório

2 de junho

9h30 - 10h: Encerramento

10h - 12h: Podcast ao vivo com perguntas sobre inovação, gestão de mudança, criatividade e tecnologia.
Palestrantes: Murilo Gun e Leandro Mattos
Local: Auditório

Notícia relacionada
"Fábrica de fracassos": evento promovido pelo CNMP antecede Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, em Santa Catarina

Confira mais fotos do evento.

Fotos: MPSC

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp