Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Rio Preto (SP) adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal - Conselho Nacional do Ministério Público
Saúde
Publicado em 2/6/23, às 10h46.

Pacto Vacinal é assinado em Rio Preto

Rio Preto é a primeira cidade de São Paulo a aderir ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciativa da Comissão de Saúde (CES) do Conselho Nacional do Ministério Público, que tem como meta conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).

A solenidade de adesão foi realizada na quinta-feira, 1º de junho, no Paço Municipal com a presença do prefeito Edinho Araújo, dos conselheiros do CNMP Jayme Martins de Oliveira Neto (presidente da Comissão de Saúde) e Rogério Magnus Varela Gonçalves (presidente da Comissão da Infância, Juventude e Educação), do juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, e outros magistrados da cidade.

A proposta da Comissão de Saúde é engajar os diversos setores públicos e privados, além da sociedade, para a retomada dos índices de vacinação considerados seguros e ideais pelo Ministério da Saúde, e, desta forma conter o avanço de doenças preveníveis, como sarampo, febre amarela, entre outras.

O presidente da CES destacou que tem recebido muito apoio do Ministério Público para levar esse projeto adiante. “Esse projeto é de conscientização, então estamos tentando mobilizar a sociedade, em várias frentes de atuação”, disse Jaime Oliveira.

“O índice de vacinação tem caído no país, por isso eu gostaria de cumprimentar os senhores por esta iniciativa. Nós vamos apoiar e fazer a devida divulgação, usando todos os meios possíveis”, afirmou o prefeito de Rio Preto.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, destacou o fato de Rio Preto ser a primeira cidade do estado a aderir à iniciativa. “Entendi que não podíamos ficar de fora e hoje essa data é um marco histórico”, afirmou. O secretário da Saúde, André Baitello, também reforçou a necessidade de apoio da sociedade: “É o momento de nós unirmos forças para aumentar esses índices de vacinação e evitar à frente um número crescente de doenças que podem ser prevenidas pela vacinação”.

Também participaram da solenidade o deputado estadual, Itamar Borges; o vereador Odélio Chaves; o secretário municipal de saúde, André Baitello; a secretária municipal de educação, Fabiana Zanquetta; o procurador-geral do município, Luís Roberto Thiesi; a juíza e diretora do Fórum de Rio Preto, Luciana Cochito; os promotores de justiça, André Luis de Sousa, José Márcio Rossetto Leite e Sérgio Clementino, e outras autoridades do município.

Além da cidade de Rio Preto, os estados de Minas Gerais, Paraná, Piauí e Paraíba e diversas instituições aderiram ao Pacto Nacional pela Conscientização Vacinal.

Com informações do portal da prefeitura de Rio Preto

Fotos: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp