Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP recomenda a inserção dos temas sobre direito das vítimas e vitimologia nos concursos de ingresso do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Recomendação
Publicado em 10/8/23, às 15h34.

banner noticia recomendacaoO Conselho Nacional do Ministério Público publicou, nesta quinta-feira, 10 de agosto, a Recomendação CNMP nº 101/2023, que dispõe sobre a inserção do “Direito das Vítimas” e da “Vitimologia” como temas obrigatórios no conteúdo programático dos editais de concurso de ingresso na carreira do Ministério Público brasileiro e nos cursos de formação de novos membros.

A proposta foi aprovada, por unanimidade, no dia 3 de julho, durante a 1ª Sessão Extraordinária de 2023. O texto foi apresentado pelo presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, conselheiro Daniel Carnio, e relatado pelo conselheiro Jayme de Oliveira.

Os temas “Direito das Vítimas” e “Vitimologia” estão representados pela Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas (Resolução CNMP nº 243/2021) e demais normativas correlatas.

De acordo com a recomendação, os ramos e as unidades do Ministério Público poderão editar atos normativos complementares a fim de adequar e especificar a regulamentação da matéria às suas necessidades.

Matéria relacionada 

Plenário do CNMP aprova proposta que recomenda a inserção do tema "Direito das Vítimas" nos concursos de ingresso do Ministério Público 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp