Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Controle externo do Novo Marco Legal do Saneamento Básico foi tema de seminário com participação de 23 representantes do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 14/8/23, às 18h05.

09 08 23 cma saneamento basicoVinte e três representantes do Ministério Público brasileiro, indicados pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), participaram do seminário “Controle Externo e o Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, realizado de 7 a 9 de agosto, em Brasília/DF.

O evento foi promovido pelo Instituto Rui Barbosa, por meio do Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações dos Tribunais de Contas e do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

As vagas foram disponibilizadas pela CMA, presidida pelo conselheiro Rinaldo Reis, com base no Acordo de Cooperação Técnica nº 13/2022, assinado entre o CNMP e a ANA.

A capacitação teve objetivo principal de promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, além de fornecer informações atualizadas sobre as mudanças trazidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico. 

Na programação do evento, painéis, palestras e mesas de debate sobre regulação, prestação e controle externo dos serviços de saneamento básico no Brasil, desafios e prognósticos da atuação dos órgãos de controle, fiscalização e gestão, em prol da efetividade dos objetivos do novo marco legal do saneamento – sobretudo nas questões de universalização do acesso aos serviços pelos brasileiros, sua prestação regionalizada e sua regulação.

Participantes 

Os membros do Ministério Público que participaram da capacitação foram: a membra auxiliar da CMA e promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO), Tarcila Gomes; a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE) e membra colaboradora da CMA, Christiane Santos; a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ) e integrante do Grupo de Trabalho sobre Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas, Patrícia Silveira; a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) e integrante do Grupo de Trabalho sobre Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas, Tatiana Barreto; e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) e integrante do Grupo de Trabalho sobre Resíduos, Alexandra Facciolli.

Além deles, participaram os promotores de Justiça Licia Ramos (MP/MA); Rachel Medeiros (MP/RN); Pablo Hernandez Viscardi (MP/RO); Francisco José Pinheiro (MP/PA); Daniela Haun (MP/GO); Aldeleine Barbosa (MP/SE); Igor Clovis Silva (MP/BA); Vanessa Morelo (MP/ES); Marcio Florestan (MP/MT); Tarciana do Nascimento (MP/RO); Aluildo de Oliveira (MP/RO); Sérgio Luiz Cordoni (MP/PR); Fabiana Maria Lobo (MP/PB); Mirela Maria Iglesias (MP/PE); Luciana Bertin (MPDFT); e o procurador do Trabalho Leomar Daroncho. Em participação virtual, o promotor de Justiça do Ministério Público do Acre Luís Henrique Corrêa.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp