Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Curso - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 26/10/12, às 13h09.

CNMP realiza capacitação sobre crime de homicídio no Amapá


Nesta quinta-feira, 25, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), em parceria com o Ministério Público no Amapá (MP/AP), iniciaram o Curso de Capacitação na Persecução Penal do Crime de Homicídio. O objetivo é a uniformização de linguagens e aperfeiçoamento do fluxo investigatório, além da troca de conhecimentos entre os agentes que atuam na investigação e na ação penal dos crimes de homicídio.

O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público, judiciário, polícia e defensoria pública, entre eles o juiz do Paraná Daniel Ribeiro Surdi Avelar, o médico legista de Alagoas Gerson Odilon Pereira, o perito criminal da polícia civil de Roraima Anaximandro Soares Coimbra, o perito criminal da polícia federal Guilherme Jacques, o delegado da polícia civil de Pernambuco Renato Márcio Rocha Leite e a perita criminal de São Paulo Eliane Baruch.

“A realização deste curso é importante tanto para o Amapá, quanto para o país, para uma nova formatação de boas práticas na atuação da investigação e na ação penal. O maior desafio é que os profissionais possam pôr em prática tudo que for explanado durante o evento, além de promover a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança pública no país”, explicou a perita criminal Eliane Baruch.

Dentre os temas abordados durante o evento estão as medidas cautelares aplicadas à investigação, medicina legal, ferramentas periciais e balística, entre outros.

“É a primeira vez que um curso dessa magnitude é ministrado no estado. Nosso foco principal é buscar maior celeridade e segurança na resposta a ser dada à sociedade, diminuindo os pontos que travam uma investigação e, por conseguinte, fazer com que se chegue mais próximo das circunstâncias e causas que levaram ao fato criminoso”, ressaltou a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MP-AP, Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá, também gestora estadual de metas da Enasp.

A procuradora-geral de Justiça, Ivana Lúcia Franco Cei, destacou a importância do evento para a fluidez no diálogo entre as instituições. “A capacitação é uma das formas de potencializar as ações da Justiça. Além de ser um grande aprendizado e dar maior efetividade às investigações de crimes de homicídio para evitar erros básicos que prejudicam o andamento dos processos”, afirmou.

Com informações da assessoria de comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá


Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação
(61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp