Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional participa de atividades do IV Congresso Estadual do MP do Acre - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 28/8/23, às 17h12.

AnyConv.com oswaldo umO corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, e membros auxiliares da Corregedoria Nacional participaram da programação do IV Congresso Estadual do Ministério Público do Acre, na cidade de Rio Branco.

Na sexta-feira, 25 de agosto, Oswaldo D’Albuquerque proferiu uma palestra com o tema “Resolutividade e Democracia”. A temática da resolutividade no âmbito da atuação ministerial é um dos pilares de sua gestão como corregedor nacional, implementada por meio de correições, visitas técnico-institucionais aos ramos e unidades ministeriais, expedição de Recomendações, publicação de guias e manuais e realização de encontros temáticos, dentre outras ações.

Em sua palestra, ele destacou que o Ministério Público “precisa continuar ao lado dos direitos do povo que jurou defender e proteger, com a compreensão de que não se trata de tutela, mas sim de atuação fundamental para a contínua proteção dos direitos humanos”. Ressaltou, ainda, que ser resolutivo significa, sobretudo, “buscar a concreção de resultados sociotransformadores que modifiquem a realidade social e que transformem a vida de cada cidadã e de cada cidadão a que juramos servir, exercendo de forma efetiva o verdadeiro sacerdócio ministerial que nos foi atribuído pela Constituição da República”.

WhatsApp Image 2023 08 28 at 13.39.28Ao contextualizar a temática da resolutividade com as correições realizadas pela Corregedoria Nacional, Oswaldo D’Albuquerque explicou que estas visam, sobretudo, “conhecer, valorar e valorizar a atuação de todas as unidades e ramos do Ministério Público no campo da produção de projetos e boas práticas voltadas à tutela de temáticas fundamentais e transversais: saúde, educação, meio ambiente, infância e juventude, patrimônio público, violência e vitimização policial, igualdade étnico-racial, segurança alimentar, violência de gênero, defesa da mulher, feminicídio, direitos da população LGBTQUIAPN+, pessoa com deficiência, idoso, consumidor, defesa de outros grupos vulneráveis e direitos das vítimas”.

53142768814 e1cf98225f cAinda no dia 25, os membros auxiliares da Corregedoria Nacional Reneé Souza e Pedro Abi-Eçab também realizaram palestras com os temas “Justiça Consensual: Evolução, Desafios e Controvérsias” e “Direito Ambiental e Emergência Climática”, respectivamente.

WhatsApp Image 2023 08 28 at 13.38.56Homenagens

Na abertura do Congresso, realizada na quinta-feira, 24/08, foi outorgada a Medalha de 60 anos do MPAC ao corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque; aos conselheiros do CNMP Ângelo Fabiano Costa, Rinaldo Reis e Jaime Miranda; ao coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Silvio Amorim; e ao membro auxiliar da Presidência do CNMP Marcelo Weitzel.

A honraria é concedida a integrantes do Ministério Público e representantes de instituições que contribuíram com o MPAC ao longo dessas seis décadas de existência da Instituição.

AnyConv.com 2f40ad54 5a12 48f6 a00a b5c7dc25937eO IV Congresso Estadual do MP do Acre aconteceu entre os dias 24 e 26 de agosto e reuniu integrantes do Ministério Público de todo o País, profissionais da área do Direito, autoridades, além de representantes da comunidade acadêmica e sociedade civil.

*Com informações da Corregedoria Nacional do MP.

Fotos: Secom do MPAC.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp