Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Projeto sobre qualificação dos portais de legislação do Ministério Público brasileiro, iniciativa de comissão do CNMP, é apresentado em congresso na Holanda - Conselho Nacional do Ministério Público
Acompanhamento legislativo e jurisprudência
Publicado em 29/8/23, às 14h17.

21 08 23 calj congresso holandaO projeto “Qualificação dos portais de legislação do Ministério Público brasileiro” foi um dos destaques do World Library and Information Congress (WLIC), realizado em Roterdã, na Holanda, de 21 a 25 de agosto. O evento é promovido anualmente pela maior instituição do mundo em Ciência da Informação, a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), que conta com representantes de 190 países.  

A iniciativa foi desenvolvida pela Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (CALJ) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidida pelo conselheiro Rodrigo Badaró, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS).

Na quarta-feira, dia 23, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE) e membra auxiliar do CNMP, Patrícia Goulding, e a coordenadora da biblioteca do MP/RS e colaboradora do CNMP, Suzanna Louzada, apresentaram o projeto em painel especializado em informação jurídica, ao lado de Eunhae Jung, da Corte Constitucional da Coreia do Sul. O painel foi mediado por Alison Shea, da Cornell University Law Library, e presidido por Leslie Street, da William & Mary Law School, ambas nos Estados Unidos.    

Durante sua exposição, Suzanna Louzada destacou que, “na sociedade da informação e com as ferramentas disponibilizadas pela tecnologia, o Estado deve assumir novas obrigações para garantir o exercício da cidadania. E esse esforço é refletido na disponibilização de bases de dados criadas especificamente para disponibilizar legislação”.  

Após as apresentações, as autoras receberam perguntas e comentários de representantes da Namíbia, Malásia, Estados Unidos, Suécia, Canadá e Austrália.  

O projeto “Qualificação dos portais de legislação do Ministério Público brasileiro” foi selecionado para ser apresentado no evento por ser exemplo de ação bem-sucedida de promoção do acesso à informação legislativa. O trabalho atende ao Objetivo 16.10 dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” das Nações Unidas: “Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais”.     

De acordo com a membra auxiliar Patrícia Goulding, “a apresentação do trabalho evidenciou, no cenário internacional, o compromisso do Conselho Nacional do Ministério Público de desenvolver, de forma objetiva e concreta, ações voltadas à promoção da transparência, da publicidade e do acesso à informação”.  

Durante a estada na Holanda, as autoras visitaram a International Court of Justice e a Permanent Court of Arbitration, localizadas no Peace Palace, na cidade de Haia. O convite foi feito pelo diretor da Divisão de Documentação da International Court of Justice, Cyril Emery.

O conselheiro Rodrigo Badaró ressalta que a participação das representantes da CALJ no congresso põe o CNMP em destaque internacional e possibilita o surgimento de novos frutos. “Após compartilhar experiências com representantes de diversas instituições, surgiram ideias de excelentes projetos que serão desenvolvidos em breve pela Comissão”. 

Clique aqui para acessar a íntegra do artigo apresentado no IFLA WLIC 2023 

Matéria relacionada

Projeto "Qualificação dos Portais de Legislação do Ministério Público brasileiro” é selecionado para o World Library and Information Congress 2023, na Holanda

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp