Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão Temporária de Defesa da Democracia do Conselho Nacional do Ministério Público celebra o Dia Internacional da Democracia - Conselho Nacional do Ministério Público
Democracia
Publicado em 15/9/23, às 15h58.

banner noticia dia democraciaA Comissão Temporária de Defesa da Democracia (CTDD) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) celebra o Dia Internacional da Democracia, comemorado nesta sexta-feira, 15 de setembro. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas no ano de 2007, em reconhecimento à Declaração Universal da Democracia, assinada por 128 países, em 1997, no Cairo, capital do Egito, e organizada pela União Interparlamentar.

O documento destaca que “as instituições democráticas têm por função mediar tensões sociais e manter o equilíbrio entre reivindicações concorrentes que reflitam a diversidade e uniformidade, tanto do ponto de vista do indivíduo como da coletividade, a fim de reforçar a coesão social e a solidariedade”.

Nesse sentido, a CTDD reforça a importância da atuação do Ministério Público brasileiro como defensor do Estado Democrático de Direito e garantidor primeiro do exercício da cidadania de forma livre, igualitária e transparente voltadas para o fim de resguardar a dignidade das pessoas, a paz social e os Direitos Humanos.

A comissão foi instituída em 10 de janeiro pela Resolução CNMP nº 255/2023 e tem como objetivo o acompanhamento da atuação do Ministério Público brasileiro na defesa da democracia e do Estado Democrático. A CTDD é composta por todos os conselheiros do CNMP e presidida pelo conselheiro Antônio Edílio Magalhães.

No próximo dia 27, a CTTD se reunirá para fazer acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos grupos de trabalho instituídos no âmbito da comissão: Observatório do Ministério Público em Defesa da Democracia, Educação em Defesa da Democracia, Combate à Desinformação e Defesa da Democracia, instituídos, respectivamente, pelas Portarias CNMP-PRESI nºs 131/2023, 132/2023 e 133/2023.

Eventos 

Dois eventos realizados neste ano reforçaram a atuação da CTDD: o seminário "CNMP em defesa da democracia" e o Pacto Nacional em Defesa da Democracia. 

Em 15 de fevereiro, o Conselho reuniu, em sua sede, em Brasília, conselheiros, procuradores-gerais de Justiça, membros do Ministério Público, magistrados, representantes dos demais Poderes da República, acadêmicos, entre outros convidados, durante o seminário “CNMP em defesa da democracia”.

O seminário, realizado com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) do CNMP, teve o objetivo de refletir, com base no conhecimento científico, as possíveis ações de fortalecimento da atuação dos ramos e das unidades do Ministério Público brasileiro, de forma preventiva e repressiva, na defesa do Estado de Direito, das instituições e da ordem democrática.

Já no dia 29 de março, ocorreu o Pacto Nacional pela Defesa da Democracia, também na sede do CNMP. Na ocasião, a CTDD foi um dos assinantes do pacto, que reafirma o compromisso das instituições na defesa da democracia e do Estado de Direito.

A formalização do documento foi acompanhada pelo evento "Ministério Público, Estado e Sociedade em defesa da democracia", promovido pela Comissão Temporária da Defesa da Democracia. A solenidade reuniu autoridades e acadêmicos para debater a defesa da democracia e do Estado de Direito, tendo como um dos palestrantes a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia. Além das autoridades convidadas, estiveram presentes os conselheiros do CNMP, procuradores-gerais do Ministério Público, presidentes de associações de classe do Ministério Público, entre outros representantes de instituições públicas.  

Matérias relacionadas 

CNMP institui três grupos de Trabalho no âmbito da Comissão Temporária de Defesa da Democracia   

CNMP, instituições dos poderes da República e Ministério Público assinam Pacto Nacional em Defesa da Democracia  

Em seminário, CNMP ressalta a importância da defesa da democracia  

CNMP institui Comissão de Defesa da Democracia 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp