Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional inicia correições de fomento à resolutividade nos MPs do Ceará e Piauí - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 4/10/23, às 16h05.

WhatsApp Image 2023 10 03 at 17.34.16A Corregedoria Nacional iniciou nesta terça-feira, 3 de outubro, a 24ª e a 25ª Correições Ordinárias de Fomento à Resolutividade, nos MPs do Ceará (MP/CE) e do Piauí (MP/PI).

As solenidades de abertura aconteceram, de maneira simultânea, em Fortaleza e em Teresina.

Serão correicionadas 27 ações resolutivas no MP cearense e 30 no parquet piauiense.

O corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, destacou que as correições com foco na resolutividade reforçam “o que somos enquanto integrantes do Ministério Público que devem estar próximos à sociedade que prometemos defender, em um projeto da WhatsApp Image 2023 10 03 at 18.15.42Corregedoria Nacional que, ao lado do seu papel fiscalizador e punitivo, também deve ser reconhecida pela premente necessidade de estimular práticas positivas, efetivas e resolutivas”. “Na data de hoje e nesta abertura conjunta de duas Correições de Fomento à Resolutividade, o CNMP, o MP/CE e o MP/PI unem-se pelo espírito de bem servir e agrupam-se para celebrar e vivenciar este ethos, este sentido de ser Ministério Público, este ideal de serviço público, de servir o público, que fazemos todos os dias”, finalizou.

O conselheiro do CNMP Rinaldo Reis disse que o Conselho Nacional do Ministério Público tem visto que o MP brasileiro, “muito mais que rigor, precisa de orientação”. “Os procuradores e os promotores têm um papel de excelência e podem exercer na sociedade WhatsApp Image 2023 10 03 at 17.34.16 1um papel de agente político, e assim tem agido a Corregedoria Nacional durante a gestão do conselheiro Oswaldo D'Albuquerque, com muito brilhantismo e com essa equipe de excelência que ele tem”, acrescentou.

Para o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel pinheiro, “o desafio que está posto e muito bem encaminhado pela nossa Corregedoria Nacional é discutir com todos os ramos do Ministério Público como a nossa Instituição pode ser mais eficiente em suas funções constitucionais e legais”. E concluiu: “O caminho a seguir, o desafio que está posto ao Ministério Público é ser cada vez mais resolutivo”.

WhatsApp Image 2023 10 03 at 17.46.44O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, afirmou ser “uma grande satisfação receber a Corregedoria Nacional do Ministério Público, porque eles vêm para conhecer as boas práticas do Ministério Público do Piauí”. "Temos projetos eficientes e eficazes que visam a expansão institucional e a valorização da sociedade piauiense e que são espalhados por todo o país”, salientou.

Compuseram, ainda, as mesas solenes das aberturas: no MPCE, a vice-corregedora-geral, Maria José Fonseca; a ouvidora-geral, Loraine Molina; o coordenador do Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação e secretário-geral auxiliar, Haley de Carvalho filho; o presidente da Associação Cearense WhatsApp Image 2023 10 03 at 17.52.59do Ministério Público, Herbet Gonçalves; o chefe de gabinete e coordenador Disciplinar da Corregedoria Nacional, Vinícius Menandro; e a coordenadora de Inovações da Corregedoria Nacional, Jacqueline Orofino. Já no MPPI, compuseram a mesa da solenidade o corregedor-geral, Fernando Ferro; o ouvidor-geral, Aristides Pinheiro; a chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra; o coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Sílvio Amorim; o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Mário Alexandre Costa; o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Marco Amorim; e a procuradora do Trabalho Heloísa Siqueira.

*Com informações e fotos da Corregedoria Nacional.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp