Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. 1º Congresso Nacional dos Comunicadores do Ministério Público Brasileiro se encerra com palestras sobre inovação e redes sociais - Conselho Nacional do Ministério Público
Comunicação
Publicado em 5/10/23, às 16h41.

Conacomp 1 1Nesta semana, as cadeiras do auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) ficaram ocupadas por comunicadores de todo o Brasil que fazem a informação dos serviços prestados pelo Ministério Público brasileiro e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) chegar até a sociedade. O 1º Congresso Nacional dos Comunicadores do Ministério Público Brasileiro (Conacomp), realizado especialmente para reunir os comunicadores de todos os ramos e unidades em um só lugar, encerrou-se nessa quarta-feira, 4 de outubro.

O evento foi promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, por intermédio do Comitê de Políticas de Comunicação Social do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPCom/FNG-MP), em parceria com o MP/SC.

Conacomp 2Entre outras autoridades, participaram da abertura e dos trabalhos o presidente da CPE, conselheiro Moacyr Rey Filho, e os membros auxiliares da comissão Paulo Ishikawa, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e coordenador-geral do FNG, além do procurador de Justiça do Ministério Público do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios José Eduardo Sabo e do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina Guilherme Zattar. O conselheiro Ângelo Fabiano participou de forma virtual.

O conselheiro Moacyr Rey Filho destacou que a realização do evento mostra como o "Ministério Público de Santa Catarina, além de contribuir muito com o CNMP, contribui muito com o MP brasileiro". Para ele, a integração e a comunicação são essenciais para a construção de um Ministério Público mais forte. “Vemos isso à medida que conhecemos cada vez mais a realidade do MP brasileiro. Temos o desafio de integrar todos os ramos e unidades, e vejo dois bons caminhos para isso: a tecnologia e a comunicação", salientou.

O coordenador-geral do FNG, Paulo Ishikawa, disse que os profissionais da comunicação dos MPs pelo Brasil são a voz da instituição. "Tudo aquilo que a gente faz de melhor, que os promotores de Justiça que estão na ponta da linha, no exercício de suas atribuições, fazem com dedicação, são as assessorias de comunicação que conseguem levar ao público e que mostram o que fazemos em benefício da sociedade", enfatizou.

Para o procurador-geral de Justiça do MP/SC, Fábio Trajano, o congresso é uma oportunidade única de reunir comunicadores de todas as unidades do Ministério Público brasileiro. "Eu fico imaginando quantas experiências e boas práticas serão compartilhadas ao longo desses dois dias e quantas dificuldades serão mais facilmente superadas em razão desse encontro", disse na abertura do evento.

Foram dois dias dedicados ao aprimoramento da comunicação pública entre o Ministério Público brasileiro e os cidadãos. No evento, os comunicadores puderam compartilhar experiências e práticas relacionadas aos desafios da comunicação pública na era digital com conversas com profissionais de renome na área.

O segundo dia da programação teve como foco a inovação tecnológica e as redes sociais, e começou com a condução do professor Lucas Vieira. A palestra teve como assunto principal a inteligência artificial e apresentou aos participantes exemplos de usos dessa tecnologia.

À tarde, a jornalista Melina Santos falou sobre o uso das redes sociais na comunicação pública. Também detalhou situações de gerenciamento de crises e novas ferramentas que as unidades do Ministério Público brasileiro podem utilizar.

No encerramento do congresso, a coordenadora do Comitê de Políticas de Comunicação Social do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPCom/FNG-MP), assessora de comunicação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS), Waléria Leite, agradeceu a presença de todos os comunicadores e disse que "a realização desse primeiro grande evento foi uma conquista para nós, logo outros virão".

O coordenador de comunicação social do MP/SC, Carlos Rocha, também agradeceu o engajamento e o apoio dos procuradores-gerais de Justiça das unidades representadas no evento. "Nós temos que celebrar oportunidade do reencontro, a oportunidade de tê-los aqui em Santa Catarina, em nossa casa. O encontro não termina aqui, nós temos a continuidade do trabalho com as devolutivas para os compromissos assumidos", finalizou.

Primeiro dia de evento 

O 1º Congresso Nacional dos Comunicadores do Ministério Público Brasileiro (Conacomp) teve início na terça-feira, 3 de outubro, e foi marcado por uma série de atividades para a troca de experiências entre os assessores de comunicação.

Antes mesmo da abertura oficial, os profissionais participaram de um "pitch de comunicação", com a apresentação e práticas de sucesso implantadas nas unidades do MP pelo Brasil. Foram apresentados os seguintes projetos: MP pra Você (MP de Goiás), Central do Interior (MP do Rio Grande do Sul), Play no MP (MP de Tocantins), Expresso MP (MP do Paraná) e CollabCom (MP do Ceará).

As palestras começaram na parte da tarde, com o escritor, jornalista e repórter de televisão Caco Barcellos. O jornalista falou sobre a própria trajetória profissional como repórter de rua e a importância de se ter como fonte de notícia aquela pessoa que sente e vivencia os problemas do dia a dia, além da fonte oficial.

O primeiro dia de evento terminou com uma conversa conduzida pela jornalista, assessora de comunicação da Câmara de Deputados, em Brasília, e presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Cláudia Lemos, que teve como tema a "comunicação institucional e sociedade". Na palestra, a jornalista provocou reflexões nos participantes sobre a prática profissional de comunicadores públicos.

Veja aqui mais fotos do congresso. 

Com fotos e informações da Coordenadoria de Comunicação Social do MP/SC 

Matéria relacionada 

MPSC sedia 1º Congresso dos Comunicadores do Ministério Público brasileiro 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp