Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Inscrições para o 3º Ciclo de Debates de Direito da Insolvência terminam na segunda-feira, 16 de outubro - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 10/10/23, às 12h00.

banner ciclo debates direito insolovencia uncmpAs inscrições para o 3º Ciclo de Debates de Direito da Insolvência terminam na próxima segunda-feira, 16 de outubro. Abordando “O Ministério Público do Trabalho e o processo de insolvência empresarial: cooperação interinstitucional, combate a fraudes e habilitação e acompanhamento de créditos”, o evento ocorre no dia 17, das 9h às 17h, no auditório da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.  

O evento é promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), vinculada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com o apoio da Revista Justiça & Cidadania e do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (Cdemp).   

As inscrições para o público em geral devem ser feitas pelo preenchimento de formulário on-line, até as 17 horas de segunda-feira, 16 de outubro, pelo sistema de eventos do CNMP. 

O cadastro para membros do MPT devem ser feitas pelo preenchimento de formulário on-line, disponível na página do órgão, até o dia 13 de outubro (sexta-feira), por meio de um dos seguintes caminhos: via “Acesso MPT” ou pela Intranet “COSMOS-PGT”.  

O evento ocorre em formato híbrido e conta com emissão de certificado de participação. Para obtê-lo, é necessário realizar a inscrição prévia, registrar presença, participar do evento presencialmente ou acompanhar a transmissão pelo canal do CNMP no YouTube, além de alcançar a frequência mínima de 75% em qualquer modalidade do evento. 

Programação    

O 3º Ciclo de Direito da Insolvência terá como mediadores e palestrantes o procurador do Trabalho Ulisses Dias; os conselheiros do CNMP Daniel Carnio e Ângelo Fabiano Farias; o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Juan Luiz Vazquez; a procuradora do Trabalho Daniela Elbert Pais; a administradora judicial Beatriz Quintana; e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e membra auxiliar do CNMP Fabíola Sucasas. 

O debate concentrará nos seguintes temas:Recomendação CNMP nº 102/2023, voltada ao aprimoramento da atuação do Ministério Público em recuperação judicial e falência de empresas; recuperação judicial, habilitação e acompanhamento de créditos no processo de Insolvência Empresarial; e fraudes trabalhistas e suas repercussões no processo de Insolvência Empresarial.

Veja aqui a íntegra da programação. 

Grupo de trabalho 

O Ciclo de Debates surgiu como resultado das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho (GT), instituído no âmbito da UNCMP, que teve como objetivo aprimorar a atuação da instituição nos casos de recuperação judicial e falência de empresas. O GT promoveu diversas atividades, incluindo debates, jornadas, produções técnicas e podcasts, culminando na aprovação da recomendação.  

Agora, por meio do Ciclo de Debates, a UNCMP busca mergulhar nos principais artigos da Recomendação CNMP nº 102/2023 e dar concretude aos seus dispositivos, contribuindo para a atuação prática e qualificada das unidades ministeriais.   

“O Ciclo de Debates será uma oportunidade única para profissionais e interessados no tema ampliarem seus conhecimentos e compreenderem a importância da atuação especializada do Ministério Público em casos de recuperação judicial e falência de empresas”, disse o presidente da UNCMP e do GT, conselheiro Daniel Carnio.  

Eventos    

O primeiro evento do ciclo foi realizado no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, oportunidade do lançamento da Recomendação CNMP nº 102/2023, reconhecendo a importância e a fundamental função do Ministério Público brasileiro no campo do Direito da Insolvência. 

O segundo ciclo foi realizado no Ministério Público do Estado de São Paulo e abordou a Recomendação CNMP n° 102/2023 e a atuação do Ministério Público no rastreamento de ativos nos processos de insolvência. 

Em novembro e em dezembro, estão previstos o 4º e o 5º encontros, no MP do Estado de Mato Grosso e no MP do Rio Grande do Sul, respectivamente. 

AGENDA 
 
Evento: 3º Ciclo de Debates de Direito da Insolvência

Data: 17 de outubro (terça-feira)

Horário: 9h às 17h

Local: formato híbrido, no auditório da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, e transmissão pelocanal do CNMP no YouTube 

Inscrições: membros do Ministério Público do Trabalho - até 13 de outubro; demais interessados e interessadas - até as 17 horas de 16 de outubro 

Informações adicionaisEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

Matéria relacionada 

Abertas as inscrições para o 3º Ciclo de Debates sobre o Direito de Insolvência 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp