Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participa de 1ª Oficina de Gestão Estratégica 2024-2029 no Ministério Público do Estado de Pernambuco, em Recife - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 8/11/23, às 12h59.

gestaoO Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão de Planejamento Estratégico, esteve com membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para começar a elaborar programas e ações da atuação finalística para construção do novo ciclo de Gestão Estratégica MPPE 2024- 2029.

O presidente da CPE, conselheiro Moacyr Rey, participou da oficina do MPPE e citou o caráter democrático de ouvir a sociedade para traçar as estratégias. “Cada MP tem suas especificidades, e ressaltá-las é importante, assim como estabelecer prioridades no âmbito nacional, promovendo colaboração e integração entre as unidades do MP brasileiro”, comentou ele. “Com esse alinhamento nacional, teremos uma atuação mais assertiva e qualificada”, apostou.

Outra ação importante este ano foi a adesão do MPPE ao Mapa Estratégico do Planejamento Nacional do Ministério Público (PEN-MP), para o decênio 2020-2029. O termo de adesão prevê a prestação de assessoria técnica e logística do CPE/CNMP e o fornecimento de informações sobre o seu Planejamento Estratégico pelo MPPE, para que se alcance a finalidade de garantir a defesa da ordem jurídica, do Estado Democrático e dos direitos sociais intransponíveis. “Pelo caráter nacional do Ministério Público, é relevante termos um planejamento elaborado de maneira uniforme, apesar do respeito à autonomia e às peculiaridades de cada unidade”, ressaltou Marcos Carvalho.

Na segunda-feira, 6 de novembro, a Assessoria Ministerial de Planejamento e Estratégia Organizacional (AMPEO) promoveu a primeira oficina regional, no Porto Digital, no Bairro do Recife, para discussão e priorização de temas de Cidadania como Mulher, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, Igualdade Étnico-Racial, LGBTQIA+, Segurança Alimentar, assim como os relativos à atuação Criminal, Defesa Social e Patrimônio Público.

De início, os participantes tomaram conhecimento dos resultados da pesquisa feita pelo MPPE com a sociedade e o público interno, em que foram apontados os assuntos que julgaram prioritários para a atuação da instituição dentro de cada área temática.

Após analisarem, os membros selecionaram os dois assuntos que deveriam ser transformados em programas, que vêm a ser um conjunto de projetos, ações e iniciativas inter-relacionadas que são desenvolvidas em conjunto para alcançar os objetivos estratégicos, garantindo também a transversalidade da atuação ministerial.

Na etapa das ações, foi definido como os programas devem ser implementados, de forma genérica. Foram priorizadas até três ações por cada programa.

Para o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho, o planejamento estratégico é fundamental para o MPPE atender aos anseios sociais. “Trata-se de afinar nossas atuações com as expectativas da sociedade, para atingir objetivos que satisfaçam a sociedade, fomentando, inclusive, políticas públicas que venham causar melhorias na vida das pessoas”, analisou ele. Ele também lembrou que o MPPE, no início de 2023, promoveu a escuta aos movimentos sociais, que também contribuíram para o planejamento estratégico.

"O novo ciclo do planejamento estratégico está sendo construído de forma coletiva e institucional, com recortes prioritários de cada tema, levando em consideração as demandas das áreas e buscando alcançar resultados que atendam à sociedade", apontou a Secretária-Geral do MPPE, a promotora de Justiça Janaína Bezerra.

A próxima oficina ocorrerá em 14 de novembro, em Caruaru, momento em que membros trabalharão temas sobre Meio Ambiente, Saúde, Infância, Consumidor e Educação.

Após as oficinas, a AMPEO analisará os dados e partirá para capacitar membros visando à elaboração e execução do Plano de Atuação de Promotorias e Procuradorias de Justiça (PAPJ), uma novidade do Ciclo 2024-2029, que proporcionará que cada membro visualize como os objetivos do mapa estratégico podem se desdobrar em iniciativas concretas na sua Promotoria ou Procuradoria, de acordo com sua realidade, e o impacto que suas atividades têm no mapa estratégico. Além disso, o PAPJ ajuda o membro a organizar as atividades de sua Promotoria ou Procuradoria utilizando técnicas de gestão de forma simples. Tudo isso atendendo à Recomendação nº 01/2023 da Corregedoria Nacional.

Veja aqui mais fotos. 

*Com informações e imagens do MPPE.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp