Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conte Até 10 - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 9/11/12, às 17h15.

Goiás lança campanha para reduzir homicídios por motivos fúteis e por impulso


08-11-12_081_Diretora_da_Escola_conte_at_10_GOA intolerância não leva ao bem, leva ao sofrimento, cabendo a todos a responsabilidade por manter a calma, contar até dez, para evitar a violência. Esta foi a tônica central do lançamento da “Campanha Conte Até 10. Paz. Esta é atitude”, que aconteceu nesta sexta (9/11), no Ministério Público de Goiás. Na quinta (8/11), houve o lançamento nacional da campanha pelo Conselho Nacional do MP (CNMP), em Brasília.

Lotado de adolescentes, o auditório da Escola Estadual Aécio Oliveira de Andrade, no setor Urias Magalhães, foi o local da solenidade. As campeãs de ciclismo Janildes e Clemilda Fernandes aderiram à campanha estadual, a exemplo dos atletas Anderson Silva e Júnior Cigano (MMA) e Sarah Menezes e Leandro Guilheiro (Judô). O público ouviu na mensagem do procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, a solicitação para “respirar fundo e contar até dez”, lembrando que isto pode fazer a diferença, porque, “apesar das mazelas sociais, a tolerância e o respeito precisam ser observados”.

Para justificar a preocupação crescente com o assunto, ele citou dados do Ministério da Justiça, de 2011, constando que, em Goiás, 1.017 pessoas, especialmente jovens, foram vítimas de homicídio. “Os dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás são ainda mais preocupantes. Em 2011, foram registrados 1.984 assassinatos. Enquanto para a ONU o limite tolerável de mortes violentas para 100 mil habitantes é de 10 mortes, Goiás atingiu o índice de 16 mortes, o maior número da região Centro-Oeste”, alertou Benedito Torres.

Reforçando a atenção quanto aos casos motivados por futilidades ou por impulso, ele ainda apresentou os dados divulgados pelo CNMP, indicando que 63,77% dos homicídios de 1º de janeiro de 2012 até 30 de setembro de 2012 em Goiás, foram desta forma, sendo que, em Goiânia, os casos chegaram a 53,90% de assassinatos por causas simples, como uma briga de trânsito, ou uma irritação banal. Segundo o procurador-geral, os números estão na contramão dos investimentos na área de segurança pública, por parte do Estado, já que, citou ele, os investimentos aumentaram mais de 11% neste ano, e os índices de violência continuaram subindo.

A coordenadora do centro de Apoio Operacional da Educação do MP-GO, promotora de Justiça Simone Disconsi de Sá, também enfatizou a necessidade de uma reflexão individual: “Vivemos em estresse, sob pressão, o que influencia ambientes como o da própria escola. É preciso sensibilizar para atitudes de tolerância”, disse. Simone informou que projetos pedagógicos serão enviados para as escolas. O MP/GO também vai enviar inicialmente cinco mil cartazes da campanha nos próximos dias.

Mensagem
O novo secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, representou o governador Marconi Perillo no evento e leu mensagem enviada pelo governador onde o MP recebe cumprimentos pela importância do alerta contido na campanha Conte Até 10. “Faço votos ao pleno êxito e que a campanha sensibilize a sociedade para a prevenção dos homicídios por impulso”.

O evento na escola aconteceu com o apoio da Secretaria Estadual de Educação.

Depoimento
As irmãs ciclistas Janildes e Clemilda Fernandes emprestaram o apoio delas ao evento por valorizarem a cultura da paz e por um motivo pessoal. “Nossa família é vítima da violência. Tivemos um irmão assassinado por nada em 2007, aos 21 anos de idade. Sabemos da importância de todos conscientizarem-se para contar até 10, para deixar a raiva passar porque senão terão um peso na própria vida”, destacou Janildes, em clima emocionado. Clemilda lembrou que acabou de chegar de competições importantes em Londres e na Holanda e entrou novamente na corrida para ser eleita atleta do ano, mas achou melhor hoje trocar o treino pela participação no lançamento da campanha. “Estou feliz por estar aqui. Esta deve ser uma campanha permanente”, defendeu.

Com informações da Ascom MP/GO

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação
(61) 33669124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

twitter:cnmp_oficial
facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp