Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conte até 10 - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 12/11/12, às 12h18.

MP/ES lança campanha contra a violência

mpes_conte_ate_10O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, a Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) e o Governo do Estado do Espírito Santo lançaram, na sexta-feira (9/11), a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”. A cerimônia foi realizada no Salão São Thiago, no Palácio Anchieta, na Cidade Alta, em Vitória.

 

O promotor de Justiça e coordenador estadual da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), Pedro Ivo de Sousa, exaltou a importância da campanha e explicou quais medidas serão tomadas para a efetivação da busca por índices menores de violência no Estado. “A campanha tem uma relevância enorme para a sociedade, pois ela é a principal vítima desses altos índices de violência. O Ministério Público há muito tempo está atento a essa situação. Através da estratégia da campanha 'Conte até 10', os cidadãos terão seus anseios atendidos, uma vez que agiremos na origem direta do problema e não mais no combate repressivo. Com essa atitude, tentaremos frear a violência e divulgar uma cultura de paz. A nossa ação já é vitoriosa, embora esteja apenas no início, sendo necessário que a sociedade participe dessa ação para que a mesma seja efetivada”.

 

A campanha foi concebida pela Enasp, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), para reverter os altos índices de violência no país. O Brasil ocupa a primeira posição mundial em homicídios. Só no ano de 2010, 49.932 pessoas foram mortas. É como se houvesse um massacre do Carandiru todos os dias, durante um ano inteiro. Nesse cenário, grande parte dos assassinatos são cometidos por pessoas que nunca mataram antes.

 

Essa estatística conta, de maneira negativa, com grande participação de cidadãos capixabas. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça, o Espírito Santo lidera o ranking brasileiro de mulheres assassinadas, com taxa de 9,4 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Em relação a crianças e adolescentes, o Estado ocupa a segunda posição na lista nacional de assassinatos de pessoas na faixa etária entre 0 e 19 anos. O Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes no Brasil, produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), apontou nesse grupo uma taxa de 33,8 assassinatos por 100 mil habitantes no Estado capixaba.

 

“É inadmissível nosso Estado ter um número tão elevado de assassinatos. Os jovens são o futuro do país e uma campanha como essa, presenciada por esta grande quantidade de jovens aqui presentes, nos faz ainda ter esperança de dias melhores, sem violência por motivos banais. Vamos contar até 10!”, disse o procurador-geral de Justiça do MP/ES Eder Pontes da Silva.

 

A campanha "Conte até dez. Paz. Essa é a atitude" conta com a participação de lutadores mundialmente reconhecidos como Anderson Silva, Júnior Cigano, Leandro Guilheiro e Sara Menezes que promovem a reflexão motivando o cidadão a contar até 10 antes de praticar qualquer ato de violência. Afinal, a raiva passa, a vida fica!

 

O lançamento capixaba contou com apresentações da Banda de Música da Polícia Militar, da Banda de Congo Mirim da Ilha, do Coral Maria Marias e do Grupo de Karatê de João Goulart, localizado na grande Terra Vermelha, em Vila Velha.

 

A campanha "Conte até 10" também vai para as ruas. No domingo, 25 de novembro, será realizada uma "Caminhada pela Paz", com concentração às 9 horas na orla de Camburi, próximo ao pier de Iemanjá. A participação da sociedade, vestindo camisetas brancas, manifestando-se com faixas, lençóis e panos brancos nas janelas será de fundamental importância para que se possa mudar a situação de violência em que se encontra o Espírito Santo.

 

Fonte: ASCOM MP/ES

 

Conselho Nacional do Ministério Público

ASCOM

(61) 3366-9124

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Twitter: cnmp_oficial

Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp