Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP institui a Política Nacional do MP Digital - Conselho Nacional do Ministério Público
Resolução
Publicado em 29/11/23, às 14h18.

mp digital mp 2O Conselho Nacional do Ministério Público publicou, nesta quarta-feira, 29 de novembro, a Resolução CNMP nº 276/2023, que institui a Política Nacional do Ministério Público Digital – MP Digital e define os instrumentos que serão utilizados para promover a integração e a inovação no Ministério Público.

A norma é fruto de proposta aprovada, por unanimidade, no último dia 14, durante a 17ª Sessão Ordinária de 2023 do CNMP. A proposição foi apresentada pelo presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, conselheiro Moacyr Rey Filho, e relatada pelo conselheiro Jaime de Cassio Miranda.

A resolução possui por 25 artigos, que, entre outros pontos, abordam princípios, objetivos, instrumentos, catálogo de contratações de tecnologia da informação e disposições finais.

De acordo com o texto, são objetivos da Política Nacional do MP Digital, entre outros,  estimular a cultura de integração entre os ramos e unidades do Ministério Público para o enfrentamento de problemas de forma colaborativa, a fim de otimizar recursos e minimizar barreiras e restrições à intenção de inovar; e contribuir para o fortalecimento das capacidades digitais dos ramos e unidades do Ministério Público, a fim de que as tecnologias e as competências sejam mais bem utilizadas no cenário de constantes transformações. 

A norma define a Plataforma MP Digital e a Rede Nacional de Inovação Digital como instrumentos da Política Nacional do MP Digital. A Plataforma MP Digital compreende um conjunto de serviços e estruturas voltados à integração digital do Ministério Público, incluindo, no mínimo: Base de Dados Processuais; Catálogo de Bases de Dados; Catálogo de Soluções Digitais; Catálogo de Serviços de Integração; Catálogo de Contratações de Tecnologia da Informação; e Catálogo de Desafios.

Fica instituída a Rede Nacional de Inovação Digital entre ramos e unidades do Ministério Público. Entre outras atribuições, caberá à Rede propor, fomentar, desenvolver, gerenciar, impulsionar e apoiar iniciativas de inovação digital, inclusive de cunho experimental, que possam contribuir para o aprimoramento da atuação ministerial, buscando a desburocratização, a melhoria de processos e a economia de recursos.

Prorrogação de comissão 

Também nesta terça-feira foi publicada a Resolução CNMP nº 275/2023, que prorroga, por um ano, a contar de 9 de janeiro de 2024, a Comissão Temporária de Defesa da Democracia (CTDD), presidida pelo conselheiro Antônio Edílio Magalhães. A proposta de prorrogação foi aprovada, por unanimidade, em 14 de novembro, quando houve a 17ª Sessão Ordinária.

Enunciado 

Outra norma publicada pelo CNMP foi o Enunciado nº 22/2023, que contém a seguinte redação: “É de atribuição do Ministério Público Estadual acompanhar a implementação de plano de aplicação de verbas de precatórios do FUNDEF, pagos fora de prazo, relativamente ao período de 1998 a 2006, quando ausentes indícios de irregularidades na destinação e aplicação dos recursos”.

Esse enunciado tem o objetivo de uniformizar os julgamentos de conflitos de atribuição que digam respeito à fiscalização e ao acompanhamento do plano municipal de aplicação de verbas de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Aprovado, por unanimidade, durante a 17ª Sessão Ordinária, em 14 de novembro, o texto foi apresentado pelo então conselheiro Otávio Luiz Rodrigues Jr. e relatado pelo conselheiro Antônio Edílio Magalhães.  

Matéria relacionadas 

CNMP aprova proposta de resolução que institui a Política Nacional do MP Digital

CNMP prorroga Comissão Temporária de Defesa da Democracia 

Aprovada proposta de enunciado que uniformiza julgamentos de conflitos de atribuição relativos ao Fundef  

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp