Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conte Até 10 - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 13/11/12, às 16h08.

Lançamento de campanha reúne vários estudantes em escola pública de Cuiabá 


A encenação de uma briga por atores do Grupo Teatral 'Cena Onze', durante o lançamento da campanha “Conte até 10. Paz, essa é a atitude”, em Cuiabá (MT), nesta terça-feira (13/11), chamou a atenção dos participantes. Assustados, alguns estudantes ameaçaram sair do auditório e outros tentavam separar a briga. A 'confusão' foi logo esclarecida e demonstrou a importância de se 'Contar até 10', pois a raiva passa e a vida fica.
 

E para estimular a cultura da paz e da tolerância entre os alunos da Escola Estadual Cesário Neto localizada no centro da capital mato-grossense, o Ministério Público do Estado lançou a campanha “Conte até 10. Paz, essa é a atitude”, desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Além dos estudantes, o evento contou com a participação de representantes do Poder Judiciário, das polícias Civil e Militar e das secretarias de Segurança e Educação.
 

Os alunos ainda sofrem com as lembranças de um homicídio praticado contra um adolescente dentro do próprio estabelecimento de ensino. “Hoje, estamos dando mais um passo para mudar a realidade da nossa escola. Ficamos felizes e agradecidos por termos sido escolhidos para o lançamento desta importante campanha desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ministério Público”, ressaltou o diretor do colégio, Maurílio Lopes da Silva.
 

O procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho, destacou que o intuito da campanha é mobilizar as instituições e a sociedade em geral para o combate à violência praticada por impulso ou motivo fútil. “Nenhuma instituição pode sozinha minimizar o problema da violência. Esta campanha só terá êxito se tiver o auxílio de todas as instituições e da sociedade em geral”, afirmou.
 

A promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia e membro auxiliar designada para desenvolver a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), Ana Rita do Nascimento, falou sobre o quanto é difícil para o Ministério Público promover a acusação de um pai ou de uma mãe de família que, por um ato impensado, acabou ceifando a vida de alguém. “Muitas vezes, em uma atitude impensada, a pessoa acaba ceifando a vida de outro e o remorso é inevitável. Mas, mesmo nestas situações, a conduta precisa ser punida. Daí a importância de pensarmos um pouco mais antes de agirmos”, disse.


O corregedor-geral adjunto do MP/MT, procurador de Justiça José de Medeiros, lembrou que, a exemplo do restante do país, em Mato Grosso o quadro de banalização da violência e, consequentemente, da vida é extremamente preocupante. “Estamos confiantes que a 'Campanha Conte até 10. Paz. Essa é a atitude' trará resultados surpreendentes. É aqui na escola que devemos começar a espalhar esta ideia, despertando a paciência em nossos jovens e a conscientização de que a vida humana é o maior bem a ser protegido”, destacou.

 

Termo de adesão 
 

Durante o evento, representantes do Ministério Público e das Secretarias de Educação e Segurança Pública assinaram um termo de adesão para realização da campanha. O primeiro passo será a definição de um calendário de apresentação das peças e palestras nas escolas públicas da Capital.
 

“A parceria do Ministério Público na realização deste projeto dentro das escolas será de extrema importância. Já temos várias ações sendo desenvolvidas para estimularmos a cultura da paz e tenho a certeza que o 'Conte até 10' vai pegar”, destacou o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes.
 

O secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante dos Santos, lembrou que muitos atos de violência são praticados por pessoas de bem, seja no trânsito, em casa ou no serviço. “Precisamos estimular a tolerância e esta campanha trata muito bem deste tema”, disse.

 

O presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins, destacou o trabalho desenvolvido pela Escola Cesário Neto para a conscientização dos alunos sobre a importância da tolerância. “Temos acompanhado vários projetos desenvolvidos nesta escola para valorização da cultura da paz. Esperamos que as ações tenham continuidade”.

 

Fonte: ASCOM MP/MT

 

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
(61) 33669124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp