Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Banco Nacional de Projetos - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 14/11/12, às 00h19.

MP/SP atua na inserção de jovens infratores no mercado de trabalho

 

foto2

Ressocializar adolescentes e jovens infratores e prepará-los para o mercado de trabalho – esse é o objetivo do projeto Proteção e Inserção do Adolescente na Comunidade, desenvolvido há 11 anos pelo Ministério Público de São Paulo em parceria com a ONG Casa das Mangueiras na cidade de Ribeirão Preto. O projeto é uma das iniciativas inscritas no Banco Nacional de Projetos do CNMP.

A ideia surgiu a partir da constatação de que a falta de oportunidades e a perspectiva de vida limitada são fatores importantes na atração que a criminalidade exerce sobre crianças e adolescentes. A iniciativa pretende reverter esse quadro abrindo espaço para que jovens infratores participem de programas de Adolescente Aprendiz, por meio de parcerias firmadas com empresas da região. Além de trabalhar, os jovens estudam e são atendidos na Casa das Mangueiras, entidade assistencial de Ribeirão Preto com mais de 35 anos de história, onde recebem acompanhamento psicopedagógico e participam de oficinas culturais. A casa também treina as empresas que irão receber o adolescente aprendiz, orientado sobre como o trabalho deve ser desenvolvido, e acompanha todo o processo, por meio de interlocução constante com a empresa.

O projeto prepara os jovens para assumir responsabilidades, para planejar o futuro e lidar com dinheiro. O salário que recebem como aprendizes é dividido em três partes iguais: uma para custear despesas pessoais, outra para ajudar nas despesas da casa onde moram com os pais e a terceira para poupança. A reserva financeira poderá ser usada no futuro para fazer frente às despesas escolares ou permitir a compra de automóvel.

Segundo o promotor de Justiça Luiz Henrique Pacini Costa, responsável pelo projeto, mais de uma centena de jovens já foi atendida no projeto. Muitos deles cursam ou já terminaram o ensino superior. "É uma alegria contribuir para a promoção dos menos favorecidos, em especial, quando se atua como Promotor Criminal. O projeto ‘Proteção e Inserção de Adolescentes na Comunidade’ tem este propósito e o retorno tem sido promissor e gratificante, valendo muito investir em jovens com este perfil”, diz ele.

A avaliação do procurador-geral de Justiça do MP/SP, Marcio Fernando Elias Rocha, também é positiva: “O projeto se ocupa de aspecto fundamental que é a preparação dos adolescentes para vida adulta a partir da vertente da inclusão no mercado de trabalho. A parceria com a sociedade civil é fundamental na concepção e execução de iniciativas lideradas pelo Ministério Público", afirma.

O projeto Proteção e Inserção do Adolescente na Comunidade será apresentado aos participantes do evento  Ação Nacional - Banco Nacional de Projetos – Regional Mato Grosso. Voltado para membros dos MPs Estaduais e dos ramos do MPU nos estados do Mato Groso do Sul e São Paulo, o evento será realizado pelo CNMP em Cuiabá nos dias de 26 a 27/11.

Assessoria de Comunicação

Conselho Nacional do Ministério Público

Fone: (61) 3366-9124

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp