Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conte até 10 - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 14/11/12, às 15h46.

Acre lança campanha para reduzir homicídios por motivos fúteis e por impulso

 

DSC_0089_2

O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) realizou nesta terça-feira, 13/11, o lançamento regional da campanha ‘Conte Até 10′, em Rio Branco. O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto à banalização da violência e o combate dos crimes cometidos por impulso. O evento contou com apresentação de música e capoeira.

A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). No Estado do Acre, o MP/AC é o responsável pela campanha, em parceria com o Rotary Club, Polícia Militar, Detran e Governo do Estado do Acre através das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Educação, Turismo e Esporte, Desenvolvimento Social, da Mulher e da Assessoria Especial da Juventude.

Coordenadora estadual da Campanha, a procuradora-geral de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo destacou que a atuação do Ministério Público ocorre nas vertentes repressiva e educativa e, não por acaso, o MP/AC cumpriu em 2012, juntamente com a Polícia Civil, 100% das metas da Enasp quanto à instauração das ações penais. ”Nós entendemos também que para conter a violência é necessário atuar na vertente preventiva, educativa e pedagógica, e essa campanha vem coroar esse trabalho da Enasp”, completou a procuradora.

O gestor da Enasp no Estado do Acre, promotor de Justiça Rodrigo Curti, afirmou que “como promotor do Tribunal do Júri há mais de 8 anos, tem visto o alto numero de crimes cometidos por impulso”. Segundo ele, em muitos casos, vítima e agressor se conhecem ou moram muito próximos. “Então, quando alguém te provocar, pare, pense, conte até dez, porque quem luta pela vida não briga”, enfatizou Curti.

 

Os embaixadores


Foram eleitos como embaixadores da campanha os lutadores Anderson Silva e Júnior Cigano, campeões do UFC, e os judocas Leandro Guilheiro e Sarah Menezes, ambos medalhistas olímpicos, para representar a luta e o desafio de não agir por impulso, evitando reações que intentem contra a vida. No Acre, o ex-treinador da seleção brasileira de judô, Marcus Albuquerque, falou para a juventude presente sobre a filosofia das artes marciais. ”A formação do professor de artes marciais e o que ele passa aos seus alunos vem justamente da ‘não violência’. Todas as artes marciais vêm da filosofia do Zen Budismo, que é uma filosofia onde você se esvazia de emoções e intensões impuras”, explicou Albuquerque.

A primeira dama do estado, Marluce Candido, também deixou uma mensagem aos presentes, reforçando o apoio ao MP/AC e à Enasp no combate à violência junto à juventude. “Se todos temperarmos nossa vida com uma dose de temperança, com certeza nosso dia começará bem e terminará ainda melhor”, disse Marluce.

Para o secretário de Educação Daniel Santana, é fundamental que os jovens assumam a postura de protagonistas em temas que tem reflexo direto na sociedade local, como o combate à violência. ”A violência tem as mais diversas facetas possíveis, e uma delas é essa divulgada pela campanha: a violência banal, cometida por impulso. Então temos que trabalhar a educação para a emoção, porque a geração Y também tem essa característica de impulsividade. Canalizar esse ímpeto para coisas boas é o desafio dos educadores hoje”, disse Santana.

 

 

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp