Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional do Ministério Público inicia correição ordinária com foco na promoção de direitos fundamentais no MP do Estado da Paraíba - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 19/3/24, às 09h24.

Correição no MPPBAté a próxima sexta-feira, 22 de março, a Corregedoria Nacional do Ministério Público realiza correição ordinária temática com foco na promoção de direitos fundamentais no Ministério Público do Estado da Paraíba, especificamente nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

No período, também será dada continuidade à correição remota nos municípios paraibanos de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Patos, Guarabira, Itabaiana, Ingá, Esperança, Mamanguape, Sapé, Piancó, Cajazeiras, Sousa, Pombal, Conceição e Monteiro. As atividades correcionais referentes a esses locais começaram no último dia 11.

A correição tem o objetivo de verificar o funcionamento dos serviços do Ministério Público nas Promotorias de Justiça, núcleos, grupos, centros de apoio e congêneres com atuação nas seguintes áreas: defesa da mulher em situação de violência doméstica e familiar; violência contra a população LGBTQIAPN+; proteção da infância e juventude; e promoção da educação infantil.

 Serão correcionadas 51 unidades na modalidade presencial e 31 na modalidade remota.

 Abertura

A solenidade de abertura da correição presencial ocorreu nessa segunda-feira, 18 de março, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça da Paraíba, em João Pessoa, e contou com a presença de membros do CNMP, integrantes do MPPB e autoridades locais.

Na ocasião, o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias, destacou que essa é a segunda correição realizada em sua gestão e que o Estado da Paraíba foi escolhido para consolidar esse início. “O objetivo central da nossa equipe é trazer o olhar da Corregedoria para a concretização e promoção dos direitos fundamentais. O Ministério Público brasileiro tem essa missão constitucional em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. E nada melhor do que voltarmos o olhar para pautas que são de interesse de toda a sociedade brasileira”.

O procurador-geral do MPPB, Antônio Hortêncio, ressaltou o papel do CNMP e da Corregedoria Nacional. “O Conselho Nacional do Ministério Público tem um papel importantíssimo para o Ministério Público brasileiro porque cabe a ele aglutinar e gerar essa nacionalidade do Ministério Público, trazendo regras para todos nós e a melhoria do trabalho. E a Corregedoria Nacional é um órgão de orientação, um órgão de verdadeira contribuição institucional, que avalia, verifica o trabalho para traçar aquelas linhas mais corretas a serem seguidas”.

Além do corregedor nacional do Ministério Público e do procurador-geral de Justiça da Paraíba, compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura o coordenador-geral da Corregedoria Nacional do MP, Rinaldo Reis; o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional do MP, Maurício Coentro; o subprocurador-geral do MPPB, Francisco Antônio Sarmento; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Frederico Martinho, representando o presidente do TJPB, João Benedito da Silva; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Rogério Sitônio; o procurador-chefe do Ministério Público Federal na Paraíba, Bruno Paiva; a defensora pública-geral do Estado da Paraíba, Maria Madalena Abrantes; a secretária-geral da Rede Sororidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba, Ana Paula Correia, representando o presidente, Harrison Targino; a 1ª subprocuradora-geral de Justiça da Paraíba, Vasti Cléa Marinho; o 2º subprocurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Ferreira; o ouvidor do MPPB, Aristóteles de Santana; e o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público e diretor regional do Nordeste da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Leonardo Quintans.

 Agenda

No decorrer das atividades correcionais, o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias, terá uma reunião com o governador do estado da Paraíba, João Azevedo, e com o secretariado estadual para tratar de assuntos relacionados aos temas da correição e fortalecer a parceria entre o Ministério Público e o Executivo em prol dos direitos da sociedade paraibana.

Haverá ainda reuniões institucionais com o Colegiado de membros do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal na Paraíba.

Após os trabalhos, os membros auxiliares da Corregedoria Nacional produzirão um relatório final que condensará todas as informações colhidas, o qual será submetido à apreciação do Plenário do CNMP.

Com informações da Corregedoria Nacional e fotos da Assessoria de Comunicação do MP/PB.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp