Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP apresenta Estratégia Nacional do MP Digital na 8ª edição do Enastic - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 20/3/24, às 18h53.

20 03 24 cpe enastic mpto 2O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apresentou, nesta quarta-feira, 20 de março, durante o 8º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic), a Estratégia Nacional do Ministério Público Digital (MP Digital). O evento ocorre entre os dias 19 e 21 deste mês, na sede do Ministério Público do Estado de Tocantins (MPTO). 

Promovido em parceria com Tribunal de Contas do Estado (TCETO), o objetivo do encontro é promover reflexões sobre o uso da tecnologia para criação de métodos de trabalho inovadores que sejam mais céleres e eficientes e que garantam maior efetividade dos direitos do cidadão e dos interesses da sociedade. 

Na ocasião, o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, conselheiro Moacyr Rey Filho (foto), em conjunto com o membro auxiliar Guilherme Zattar, foi responsável pela exposição da Estratégia no encontro. De acordo com o conselheiro, a idealização do MP Digital surgiu após a verificação de que ramos e unidades do MP enfrentam os mesmos desafios. “Por isso, a primeira coisa que fizemos foi explorar o contexto de inovação e transformação digital, buscando entender como o CNMP poderia contribuir para fortalecer o desenvolvimento das capacidades digitais dos ramos e unidades”, afirmou. 

Idealizado pela CPE, o MP Digital tem como objetivo estabelecer diretrizes de governança e gestão que impulsionem o desenvolvimento, a coordenação, o planejamento, a priorização e a implementação de estratégias de inovação e fomento à evolução digital no Ministério Público, resguardadas as especificidades locais e a autonomia institucional.    

Segundo o membro auxiliar Guilherme Zattar, os instrumentos utilizados pela Estratégia para atingir os objetivos pretendidos são: Base de Dados Processuais; Catálogo de Bases de Dados; Catálogo de Soluções Digitais; Catálogo de Serviços de Integração; Catálogo de Contratações de Tecnologia da Informação; e Catálogo de Desafios. 

Além da apresentação do MP Digital, o encontro contou com a palestra "Infraestrutura: um imperativo para ambientes com cargas de trabalho computacional complexas”, ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação do Conselho, Paulo Célio Soares, e a assessora da CPE Luciana Freitas. 

Para o procurador-geral de Justiça tocantinense, Luciano Casaroti, “o Ministério Público do Tocantins tem despontado em cenário nacional com diversas iniciativas ligadas à inovação e tecnologia e, por isso, este evento vem ao encontro dos interesses da nossa instituição, que é a otimização dos processos e serviços para atender melhor ao cidadão”. 

Enastic  

Organizado pela J.Ex, em parceria com instituições do sistema de Justiça, o encontro conta com a participação de profissionais renomados nas áreas de tecnologia e inovação, neurocientistas, e membros do CtNMP, que integram iniciativas de inovação e tecnologia do Ministério Público brasileiro. 

Confira a programação.    

Foto e informações: MPTO 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp