Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. No Paraná - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 20/11/12, às 10h37.

Campanha "Conte Até 10" quer evitar a violência gratuita

Representantes do Ministério Público do Paraná e das áreas da Educação, Segurança Pública e Justiça lançaram nesta segunda-feira (19/11), no Colégio Estadual Aníbal Khury Neto, no bairro Uberaba, em Curitiba, a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”. Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), a campanha tem como objetivo combater os homicídios cometidos por impulso, que ocorrem após desentendimentos banais ou aqueles que, por meio de uma reflexão, poderiam ser evitados. Durante o lançamento, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, disse que a campanha faz parte de um processo cultural de combate à violência. "O Ministério Público não quer levar ao banco dos réus aquele que, se tivesse contado até dez, não teria cometido um crime", afirmou. "A campanha visa propagar a cultura da paz".

O vice-governador e secretário de Educação do Estado do Paraná, Flavio Arns, ressaltou que aquele colégio era o primeiro a participar da campanha e que contava com os alunos para disseminar o lema "Conte até 10" e dar visibilidade a essa iniciativa em favor da paz. "Essa campanha vai contribuir principalmente com as crianças, porque qualquer campanha que se desenvolva nas escolas, nós temos absoluta certeza, vai ser levada para casa. Se cada aluno levar essa mensagem para casa, nós teremos praticamente toda a população do Paraná recebendo a mensagem da cultura da paz, da cidadania e da não violência".

A secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, disse que a ideia da campanha é propor um tempo para refletir, para pensar e, assim, prevenir a ocorrência de atos de violência. "A campanha visa reduzir a violência e estimular o ambiente de paz. É uma campanha de conscientização e de prevenção no sentido de redução da violência", afirmou.

Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Marcus Vasques, lembrou que a campanha também visa conscientizar o cidadão que costuma andar armado sem necessidade e que acaba usando a arma em situações em que isso seria desnecessário. "Essa é uma campanha altamente salutar para a sociedade brasileira", disse. Ele afirmou ainda que - independentemente da Campanha - a meta da Secretaria é diminuir em 21% os homicídios no Estado, até 2015. E disse aos alunos: "Vocês vão sair daqui com a missão de disseminar a paz. Contem até 10!"

O coordenador estadual da campanha, promotor de Justiça Paulo Markowicz de Lima, contou que ele e seus colegas promotores que têm atuação nos Tribunais do Júri sabem que é grande o número de réus, que são julgados por homicídio, que se mostram muito arrependidos no julgamento, porque praticaram uma ação impensada e tiraram a vida da esposa, do vizinho, da pessoa com a qual discutiram no trânsito. "São réus que, se tivessem pensado um pouco, não estariam sendo julgados", disse.

Ele afirmou que, no Paraná, cerca de 30% dos homicídios são praticados por impulso, por motivos banais, depois de discussões familiares, sendo que, nesses casos, quase sempre há consumo excessivo de álcool. "No Acre, quase 100% dos homicídios poderiam ser evitados se a pessoa contasse até dez.", disse. "Pretendemos no Paraná que a pessoa conte até dez para evitar não só os homicídios, mas qualquer crime com conteúdo de violência, propondo que o marido reflita e não agrida sua esposa, seu filho; que as pessoas não discutam no trânsito e que o aluno não se exceda com o professor ou os colegas".Em Curitiba, nesse mês e em dezembro, o Ministério Público já programou palestras em associações de moradores localizadas em bairros onde estão instaladas Unidades Paraná Seguro (UPS). "Estão previstas palestras do “Conte até 10” nas escolas, principalmente de ensino médio, pois os índices de homicídios tendo jovens como vítimas têm crescido assustadoramente nos últimos anos", afirma o promotor de Justiça Paulo Markowicz de Lima.

Apoio de esportistas - A campanha, lançada nacionalmente no dia 8 de novembro, em Brasília, conta com o apoio dos lutadores de MMA Anderson Silva e Júnior Cigano, bem como dos judocas Leandro Guilheiro e Sara Menezes, que cederam suas imagens e gravaram vídeos nos quais falam que, mesmo sendo muito preparados para enfrentar qualquer briga, "contam até 10", pois a raiva passa e a vida fica.

No Estado, o lutador paranaense de MMA Maurício “Shogun” Rua também contribuirá com a campanha. Há também jingles que serão veiculados nas emissoras de rádio. "A ideia foi realizar uma campanha que prestigiasse e valorizasse a vida", disse a conselheira Taís Ferraz, coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, no dia do lançamento nacional da campanha. Segundo ela, os atletas foram convidados porque cultivam uma atitude de paz em suas vidas pessoais.

Com informações Assessoria de Comunicação MP/PR

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3366-9124
twitter: cnmp_oficial
facebook: cnmpoficial

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp