Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. 3ª Congresso de Gestão do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 5/12/12, às 11h07.

"Execução é a melhor etapa do projeto", diz Amyr Klink

A experiência do navegador Amyr Klink na construção de barcos, no planejamento e execução de expedições foi o tema de palestra realizada na noite dessa terça-feira, 4/12, no 3º Congresso de Gestão do Ministério Público. Promovido pelo CNMP, o evento reúne mais de 400 profissionais das áreas de gestão, comunicação social, tecnologia da informação e segurança institucional de todas as unidades do MP brasileiro para três dias de debates e palestras. O objetivo é estimular a troca de experiências e fomentar boas práticas de gestão no Ministério Público.

Com o tema Executando a estratégia, a palestra principal do encontro foi ministrada por Amyr Klink, navegador, comandante de embarcações e escritor. Há mais de 20 anos ele viaja regularmente à Antártida. Já permaneceu mais de um ano sozinho em um barco preso no mar congelado da Antártida. Quando a embarcação se soltou no verão, em vez de voltar ao Brasil, ele seguiu até o Ártico, numa aventura de 642 dias retratada no livro "Paratii entre dois pólos". Amyr atravessou o Atlântico Sul em barco a remo, experiência descrita no bestseller "100 dias entre céu e mar". Foi a primeira pessoa a circunavegar a Antártida, em 1998, como relatado no livro "Mar sem fim".

Todas as aventuras demandam anos de planejamento e muita disciplina na execução. "Em mais de 40 viagens à Antártida, jamais tive um acidente e nunca perdi um tripulante". Segundo ele, a etapa execução oferece uma série de surpresas, já que nem sempre as dificuldades antecipadas no planejamento são os problemas mais sérios enfrentados pelo gestor. "Na execução, descobrimos que nenhum planejamento é perfeito". É preciso ter perseverança, paciência e flexibilidade para superar as dificuldades e concluir o projeto.

Observar a execução de projetos pode ser uma grande fonte de conhecimento para os gestores. Construtor de barcos e dono de estaleiro, Amyr afirmou que aprendeu muito com os pescadores do litoral brasileiro – pessoas que, sem instrução formal, encontram soluções geniais para superar os problemas do dia a dia. "Gosto de aprender com a experiência aplicada, observando a execução dos projetos"

Segundo ele, ao concluir suas aventuras, a melhor sensação não foi a de ter realizado um grande feito, mas sim a de "ter vencido todas as minúsculas etapas para fazer o projeto acontecer", concluiu.

O 3º Congresso de Gestão termina nesta quarta-feira, 5/12.

 

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp