Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comunicação - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 5/12/12, às 17h18.

Assessores de imprensa do MP debatem relação com a mídia

Por que o Ministério Público e o Poder Judiciário interessam cada vez mais à imprensa? Quais os entraves para tentar traduzir a linguagem jurídica e torná-la acessível à sociedade? Essas foram algumas das questões colocadas em pauta durante o debate sobre os “Desafios da cobertura impressa e digital do MP e do Judiciário”. O painel contou com a participação dos jornalistas Rodrigo Haidar, do site Consultor Jurídico, e Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo.

O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (5/12), último dia do 3º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. Estiveram presentes assessores de comunicação e imprensa dos Ministérios Públicos dos estados e dos ramos do MPU.

Na palestra, Rodrigo Haidar afirmou que o número de processos nos tribunais superiores cresceu dez vezes nos últimos vinte anos. “E o trabalho de investigação do MP e a judicialização de coisas comuns da vida são um chamariz da imprensa para publicar matérias sobre o Judiciário e o MP”.

No entanto, ele elencou que ainda há dificuldades da imprensa para cobrir pautas jurídicas. São elas a linguagem arcaica e muito técnica usada pelos porta-vozes, o sistema judicial complexo e o difícil acesso aos membros do Ministério Público e da Justiça.

Vera Magalhães ressaltou que, nos últimos anos, os temas referentes ao Ministério Público e ao Judiciário estão cada vez mais próximos do público. “Desde uma conversa no café da manhã até uma ida ao cabeleireiro, as pessoas falam da atuação dos dois órgãos. Isso não acontecia antes”, disse.

Para a jornalista, a transparência na divulgação das informações, o didatismo para explicar o “juridiquês” e o entendimento dos bastidores da notícia são primordiais para que a imprensa dê mais atenção às pautas do MP e da Justiça. “Os órgãos têm que estar em sintonia com o que o leitor quer saber. Não se pode ter receio de falar com a imprensa. Esclarecer os fatos é bem melhor que deixar a notícia sair sem nenhum tipo de intervenção”, acredita.

O 3º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público aconteceu em Brasília, de 3 a 5 de dezembro.

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Imprensa
(61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp