Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Parceria - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 31/1/13, às 14h33.



CNMP deverá estreitar relações de cooperação técnica com Banco Mundial

 

 

Entre os dias 23 e 25 de janeiro, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Jarbas Soares Junior, participou da reunião do Banco Mundial, em Washington (EUA), como representante da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP. A reunião, organziada pelo Ministério da Justiça, contou com a participação do secretário Nacional de Reforma do Judiciário, vinculado ao Ministério da Justiça, Flávio Croce Caetano, e do presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Oswaldo Trigueiro, entre outros.

Além de conhecer as experiências do Banco Mundial, a visita teve por objetivo buscar uma cooperação técnica e financeira para incrementar as atividades da Secretaria da Reforma do Judiciário. A ideia é dinamizar as formas alternativas de solução de conflitos e, de outro lado, incrementar o acesso à justiça às classes e setores menos favorecidos da sociedade.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estuda a possibilidade de firmar termos de cooperação técnica com o Banco Mundial, conhecido por apoiar iniciativas, experiências e projetos que dizem respeito aos diversos sistemas de justiça existentes no mundo.

Durante a reunião, também foram apresentados diagnósticos do Sistema de Justiça brasileiro com as proncipais causas de morosidade de seu funcionamento e possíveis soluções, tanto no âmbito legal quanto operacional, com destaque para o papel diferenciado do Ministério Público brasileiro.

“Há um grande interesse do Banco Mundial em firmar termos de cooperação com o Governo brasileiro, com o Poder Judiciário e como o MP”, afirmou o conselheiro.

O presidente do CNMP, Roberto Gurgel, autorizou que os contatos com o Banco Mundial sejam estreitados.


Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação
(61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmpoficial
Facebook: cnmp_oficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp