Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. MP Itinerante - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 1/2/13, às 14h18.

Caravana do MP/MG percorre municípios do estado

ACS_3841“Percorrer o estado divulgando o Ministério Público, suas funções e formas de acesso”. Esse é o objetivo do projeto MP Itinerante, desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG). A iniciativa está inscrita no Banco Nacional de Projetos, sistema que reúne boas práticas promovidas pelos MPs.

Por meio do projeto, uma caravana composta de membros e servidores do MP/MG visita municípios em todas as regiões do estado. Em cada cidade, a equipe monta uma unidade móvel em local público, de fácil acesso, como parques e praças. São oferecidas palestras, orientações e atendimentos em relação a diversas áreas de atuação do Ministério Público. Também são distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pela instituição.

De acordo com o procurador-geral de Justiça adjunto administrativo, Mauro Flávio Ferreira Brandão, um dos coordenadores do MP Itinerante, a ação teve origem na constatação de que as pessoas desconhecem o trabalho realizado pelo promotor de Justiça. “Queremos não só levar a instituição a grotões de nosso Estado, mas, principalmente, formar cidadãos, levando-lhes o conhecimento de seus direitos e a forma de exercê-los”, afirmou.

A ideia é a aproximar o Ministério Público da sociedade. “Estar junto do cidadão, presente nas comunidades, colhendo demandas e mediando conflitos, cobrando dos gestores a disponibilização e a boa qualidade dos serviços públicos: essa é a vocação social deste Ministério, que é público”, complementou Brandão.


"O MP Itinerante compõe o portfólio de projetos do MPMG e se encontra inserto no Escritório de Projetos institucionais. O acompanhamento dessa e de outras iniciativas estratégicas pela metodologia da gestão conduz a resultados mais eficientes e subsidiam as decisões administrativas com base em indicadores", avaliou o procurador- geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt.

 

Banco Nacional de Projetos

Criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Banco Nacional de Projetos é uma ferramenta que permite o compartilhamento do conhecimento e das boas práticas desenvolvidas pelos Ministério Públicos de todo o país, além de ser fonte de memória da instituição.

Ao todo, já foram inscritas 198 iniciativas. Elas estão disponíveis no site do Conselho e podem ser consultadas e implementadas por qualquer unidade do MP. O Banco faz parte da Ação Nacional, fase de execução do Planejamento Estratégico Nacional, formulado em 2011, sob a coordenação da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação
(61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

twitter: cnmp_oficial
facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp