Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Banco de Projetos - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 15/2/13, às 15h11.

Memorial busca preservar patrimônio cultural do MP/MG

 

banco_de_projetos_Memorial_MPMG_4Por meio de peças processuais e imobiliárias, objetos comemorativos e um amplo espaço físico destinado a exposições, o Memorial do Ministério Público de Minas Gerais preserva e divulga o patrimônio cultural da instituição. A iniciativa, que faz parte do Banco Nacional de Projetos, tem como finalidade a utilização de seu acervo para fins educativos e culturais referentes à história do MP mineiro.

O projeto é de autoria da coordenadora da Diretoria de Informação e Conhecimento do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MP/MG, Cristina Pedrosa Garabini.

Acervo e estrutura

Inaugurado em dezembro de 2008, o Memorial possui acervo documental, fotográfico, museográfico e multimídia composto por doações e coletas realizadas no órgão. O resgate da memória instituicional é realizado pelo programa História Oral, que utiliza como técnica de pesquisa a produção de testemunhos transmitidos oralmente ao historiador. Entre as personalidades que já cederam depoimentos, está o ex-presidente da República Itamar Franco.

A estrutura é composta por uma sala de exposição permanente que abriga a coleção representativa do patrimônio histórico do Ministério Público, um espaço cultural aberto à sociedade para realização de exposições e eventos artísticos, e um auditório destinado à realização de eventos educativos, institucionais e culturais.

Projetos

O Memorial compõe, ao lado MP Itinerante, o portfólio de projetos do MP/MG. O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani, acredita que iniciativas como essa conduzem o Ministério Público a resultados mais eficientes. "O MP Itinerante e o Memorial se encontram insertos no Escritório de Projetos institucionais. O acompanhamento dessas e de outras iniciativas estratégicas pela metodologia da gestão conduz a resultados mais eficientes e subsidiam as decisões administrativas com base em indicadores”, disse.

Visitação

O Memorial do Ministério Público está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Visitas monitoradas para grupos podem ser agendadas pelo telefone (31) 3330-8301 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Banco Nacional de Projetos

Criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Banco Nacional de Projetos é uma ferramenta que permite que cada Ministério Público possa compartilhar o conhecimento e as boas práticas desenvolvidos pela instituição, além de ser fonte de memória do MP brasileiro.

O Banco faz parte da Ação Nacional, fase de execução do Planejamento Estratégico Nacional, formulado em 2011, sob a coordenação da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.

 

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3366-9124
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp