Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 22/2/13, às 15h57.


CNMP participa de reunião da Enccla

EncclaAcontece na próxima terça-feira a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). O Conselho Nacional do Ministério Público – que integra o GGI com outras 23 instituições - será representado pelos membros auxiliares Ana Rita Nascimento, promotora de Justiça na Bahia, e Francisco Sanseverino, subprocurador-geral da República.

A reunião será realizada na sede do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), localizado no SCN Quadra 06, Bloco A, Entrada A, Shopping ID, 2º andar – Brasília/DF. O objetivo é apresentar e discutir as ações para 2013 e tratar da metodologia de trabalho.

Para este ano, a Enccla fixou 13 ações e quatro recomendações. O CNMP é colaborador em cinco ações, que pretendem apresentar propostas de aperfeiçoamento do PLS 236/2012 (novo Código Penal); ampliar os mecanismos de combate ao suborno transnacional; implementar cadastro de Pessoas Expostas Politicamente (PEPs) com acesso público; propor regulamentação os cadastros de sanções administrativas, cíveis e penais e a obrigatoriedade de sua consulta; e elaborar um Protocolo Interinstitucional de cumprimento da Lei 9.807/99.

O CNMP também integra o Grupo Permanente de Assessores de Comunicação da Enccla, que reúne profissionais da área dos diversos órgãos envolvidos na iniciativa para discutir formas de divulgar as atividades da estratégia.

O que é a Enccla – A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro foi criada em 2003, por iniciativa do Ministério da Justiça, como forma de contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no país. Consiste na articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de identificar e propor seu aprimoramento.

Mais de 90 órgãos e entidades fazem parte da ENCCLA, tais como o próprio CNMP, os Ministérios Públicos, Policiais, Judiciário, órgãos de controle e supervisão – Controladoria Geral da União - CGU, Tribunal de Contas da União - TCU, Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, Susep, Banco Central do Brasil - BACEN, Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, Advocacia Geral da União - AGU, Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN, etc.

 

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp