Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Contra a violência - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 27/2/13, às 09h30.

Minas Gerais lança campanha Conte Até 10

O Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG) lançou nesta terça-feira (26/2), em Belo Horizonte, a campanha Conte Até 10, que tem como objetivo reduzir o número de homicídios cometidos por impulso, que são uma grande parte dos crimes contra a vida praticados no país. A campanha do Conselho Nacional do Ministério Público foi lançada nacionalmente em novembro do ano passado.

Com uma média de 26,2 homicídios por 100 mil habitantes, o Brasil figura entre os países mais violentos do mundo.

Além da parte publicitária, que estará no ar até março, com a divulgação de peças como vídeos, spots e cartazes com lutadores famosos, haverá também uma abordagem pedagógica.

Segundo a coordenadora da campanha em Minas Gerais, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, "toda campanha tem uma função educativa. Está sendo elaborada uma cartilha em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público e com o Ministério da Educação. Ela será uma orientação para os professores tratarem com os alunos de ensino médio o tema violência na sala de aula".

Maria Elmira também explica que a abordagem inicial será com os alunos do ensino médio, mas que também deverá ser estendida ao ensino fundamental.

O evento contou com a presença dos parceiros da instituição, como a Associação Mineira do Ministério Público, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara Municipal de Belo Horizonte, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.

Dados alarmantes 
Segundo o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), em 2012 foi fechado um mapa da violência, que mostrou que em 2010 haviam sido cometidos mais de 49 mil homicídios no país. Com isso, viu-se a necessidade de combater o problema em várias frentes, sendo a campanha uma delas. Além disso, há um esforço para zerar o número de inquéritos por homicídio não concluídos no país, levando todos os casos a julgamento, reduzindo, assim, a sensação de impunidade.

Campanha nacional
A campanha é veiculada em todo o país. A iniciativa tem estimulado a reflexão acerca dos homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis. A partir de um estudo relativo às motivações dos homicídios cometidos entre 2011 e 2012 em onze estados, baseado em dados das Secretarias de Segurança Pública, identificou-se a proporção de ações por impulso entre o total de assassinatos com classificação de motivos.

Em alguns Estados, esse número é superior a 50%. Para combater os crimes por impulso, a campanha passa a mensagem de tolerância em situações de conflito, buscando evitar a violência (brigas de trânsito, entre vizinhos, em bares). As peças são estreladas por atletas renomados - os campeões mundiais de MMA Anderson Silva e Junior Cigano e os judocas campeões olímpicos Leandro Guilheiro e Sarah Menezes -, que participam da iniciativa sem cobrar cachê.

Com informações do MP/MG

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Imprensa
(61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp