Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Encontro Nacional da Ouvidoria das Mulheres ocorre nesta quarta-feira, 29 de abril - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 27/4/26, às 16h36.

Enc Nac Ouvid das Mulheres 29 04 banner noticia1O Encontro Nacional das Ouvidorias das Mulheres ocorre nesta quarta-feira, 29 de abril, a partir das 9 horas, no Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). As inscrições seguem abertas até o dia do evento e podem ser feitas pelo sistema de eventos do CNMP para os interessados em obter certificado.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube e reúne integrantes do Ministério Público e especialistas para debater temas como feminicídio, casamento infantil e boas práticas de acolhimento em ouvidorias.

A iniciativa é voltada a ouvidores dos ramos e unidades do Ministério Público, ouvidores de órgãos externos, além de membros e assessores que atuam em temas relacionados à defesa dos direitos das mulheres.

A abertura será conduzida pelo ouvidor nacional do Ministério Público, conselheiro Gustavo Sabóia. Em seguida, será apresentado o “Protocolo de Atendimento em Ouvidorias” pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A apresentação será feita pela assessora da Ouvidoria das Mulheres do MPMG, a psicóloga Ana Luiza Gomes Pereira Torresia.

A programação inclui a palestra “Casamento infantil”, ministrada pela promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) Fernanda Pettersen, que atua na área da infância e adolescência e integra instâncias de proteção desse público.

O evento também abordará os impactos do feminicídio sobre crianças e adolescentes. A promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) Cláudia Garcia falará sobre “Órfãos do feminicídio”, com base em sua experiência institucional e acadêmica. Cláudia também é membra auxiliar da Corregedoria Nacional do Ministério Público e colaboradora da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais.

A palestra “Órfãos do feminicídio – depoimento” encerrará a programação e será conduzida pela advogada Camila Mariz Ribeiro, vice-presidente da Comissão de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB/PB).

O encerramento está previsto para as 11h30, com o ouvidor nacional Gustavo Sabóia.

Confira a programação completa.

Agenda

Encontro Nacional das Ouvidorias das Mulheres

Quando: quarta-feira, 29 de abril, das 9h às 11h30,

Local: Plenário do CNMP

Transmissão: canal do CNMP no YouTube

Inscrições: sistema de eventos do CNMP

Notícia relacionada
Inscrições para Encontro Nacional das Ouvidorias das Mulheres vão até 29 de abril, dia do evento

Quer  informações sobre inscrições e certificados de eventos do CNMP? Entre em contato com cerimonial@cnmp.mp.br ou (61) 3315-9417.

Para fazer reclamações, representações, críticas, elogios, sugestões e pedidos de informações dos cidadãos, acesse https://www.cnmp.mp.br/portal/ouvidoria

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9425
jornalismo@cnmp.mp.br
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp
Whatsapp: CNMP