Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Articulação - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 16/5/13, às 14h35.

Começa a reunião do Fórum Nacional de Gestão 

congressogestaoComeçou nesta quarta-feira, 15/5, e segue até hoje, dia 16, em Brasília, a 1ª reunião de 2013 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público brasileiro. Participam do encontro membros e servidores das unidades dos MPs dos estados e dos ramos do MPU, totalizando 82 pessoas. Compuseram a mesa de abertura a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, Claudia Chagas; o conselheiro do CNMP e presidente do Fórum, Jarbas Soares; o conselheiro Tito Amaral; o secretário-geral do CNMP, José Adércio Leite Sampaio; e o secretário-geral do Ministério Público Federal, Lauro Cardoso. 

Na abertura, a conselheira e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, Claudia Chagas, destacou que o Fórum é um espaço de concretização do Planejamento Estratégico Nacional (PEN). Além disso, tem contribuído para profissionalizar a gestão, o aperfeiçoamento e a integração do MP por meio da implantação do PEN e de suas ações, como o Banco Nacional de Projetos, no qual são compartilhadas iniciativas bem-sucedidas no MP brasileiro. “O Planejamento Estratégico permite ao Conselho ter noção das reais condições das unidades do MP e construir a uniformização de temas para que possamos oferecer à sociedade um MP melhor”, afirmou a conselheira. 

Já o conselheiro Tito Amaral disse que o CNMP tem tido a preocupação com a gestão, o controle administrativo e financeiro do MP. “É necessário que tenhamos boas práticas no MP. Além de sermos bons cobradores, temos que ser exemplos, trocar boas experiências e compartilhar boas práticas, concluiu Amaral. Ele ainda falou ainda sobre o 1º Encontro Nacional de Controle Administrativo e Financeiro, que vai ocorrer de 5 e 6 de junho, em Brasília (veja aqui como se inscrever). 

Indutor de boas práticas - De acordo com o secretário-geral do CNMP, José Adércio Leite Sampaio, desde a implantação do PEN, o Conselho tem procurado ser o indutor de boas práticas. “Iniciativas como os encontros relacionados ao Planejamento Estratégico e a criação do Fórum permitem estabelecer a unidade do ponto de vista da integração e da sinergia das atividades no MP”, salientou José Adércio.

O secretário-geral do Ministério Público Federal, Lauro Cardoso, falou sobre a governança e o planejamento estratégico na instituição. Destacou o avanço do MPF no planejamento referente à atuação finalística das Câmaras de Coordenação e Revisão e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e no planejamento de tecnologia da informação e das funções eleitorais. Além disso, o secretário disse que a governança tem de seguir os pilares da transparência, da sustentabilidade da gestão e do foco nos resultados. “A gestão estratégica não é um fim em sim mesmo, temos de entregar resultados à sociedade, que vê no MP uma instituição que trabalha para defender seus interesses e para combater os ilícitos “, complementou Lauro Cardoso. 

Ainda na abertura do encontro, o conselheiro do CNMP e presidente do Fórum, Jarbas Soares, abordou a importância da atuação da área administrativa nos MPs e o fato de o plano de gestão propiciar planejamento e unidade ao projetos. Ele comentou ainda sobre os resultados da implementação dos projetos nacionais. “O tempo e a experiência no MP me ensinaram a ter paciência para começar a colher os resultados”, completou Jarbas Soares. Em seguida, o conselheiro anunciou o promotor de Justiça do MP de Minas Gerais e membro auxiliar do CNMP Jairo Cruz, incumbido de fazer uma apresentação sobre o Fórum Nacional de Gestão aos participantes do evento. 

Veja aqui a programação completa da reunião do Fórum.

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (610 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmp_oficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp