Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CCJ aprova indicação de Marcelo Ferra para o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 22/5/13, às 13h59.

Marcelo_Ferra

A Comissão de Constituição Justiça e Cidadania do Senado Federal aprovou, na manhã desta quarta-feira, 22/5, a indicação de Marcelo Ferra de Carvalho para integrar o CNMP no biênio 2013/2015. A indicação foi aprovada depois de sabatina, com 21 votos favoráveis e três contrários. 

 

Marcelo Ferra é membro do Ministério Público do Mato Grosso, tendo sido procurador-geral de Justiça em dois mandatos. Na sabatina, ressaltou que acompanha as atividades do CNMP desde sua instalação, em 2005, e acredita que o Conselho pode dar uma grande contribuição para o fortalecimento e para o amadurecimento do Ministério Público brasileiro, compatibilizando o controle administrativo, financeiro e disciplinar com a autonomia do Ministério Público. 

 

Para Ferra, a autonomia e a independência funcional foram criadas para defender a instituição, e não para justificar condutas inadequadas. “O MP brasileiro paga um preço muito alto por condutas que são minoritárias”, destacou. “O melhor caminho para proteger a instituição é punir aqueles que desrespeitam as normas”, defendeu. 

 

Na sabatina, Marcelo Ferra também defendeu a necessidade de o MP dialogar com os poderes constituídos, “sabendo que isso não fere sua autonomia”. Afirmou ainda que criminalizar a atividade política é um erro para qualquer instituição, incluindo o Ministério Público, que tem a função de defender o Estado democrático. “Acima de tudo, é uma postura danosa para a sociedade, porque desestimula as pessoas de contribuirem para a política”. 

Com a aprovação pela CCJ, a indicação vai agora à votação pelo Plenário do Senado. O próximo passo é a nomeação do conselheiro pela presidente da República. 

 

 

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124/ 3315-9424 ou 9425
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp