Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Sistema integra a gestão do MP/AP - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 24/5/13, às 17h41.

PGJ

Com o objetivo de obter mais integração administrativa, o Ministério Público do Amapá (MP/AP) implantou o projeto e-Cidade. O sistema foi desenvolvido para automatizar a administração dos municípios brasileiros, interligando todos os dados e processos das áreas de tecnologia da informação, planejamento, orçamento e finanças, gestão de pessoas, controle interno, patrimonial e processos licitatórios.

 

A instituição tinha vários sistemas isolados, o que gerava retrabalho e altos custos de manutenção, além de uma equipe técnica de TI reduzida para lidar com toda essa demanda. A implantação ocorreu entre agosto de 2011 e março de 2012. “Esse período foi necessário para observar o sistema na virada de exercício financeiro. Os resultados foram considerados satisfatórios pela equipe técnica administrativa e o e-Cidade foi aprovado.”, explica o diretor do departamento de TI, Rodinei Paixão (foto).

 

Com o e-Cidade, as informações do Portal da Transparência passaram a atender à Lei de Acesso à Informação, disponibilizando os dados para consultas em tempo real. O sistema, por ser aberto, gera economia de recursos ao dispensar outros fornecedores de sistemas. Com isso, a administração ganhou segurança e amadurecimento administrativo, pois tem informações consolidadas para tomar decisões.

 

A procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei (foto), falou da funcionalidade de implantar o programa e-Cidade no Ministério Público. “Embora tenha sido criado para administrar cidades, vimos que seria muito interessante adotarmos em nossa instituição, pois, além de ser um programa apoiado pelo Ministério do Planejamento, foi totalmente aderente à nossa infraestrutura”, afirmou.

Em abril, servidores e membros do MP/AP participaram do 5º Encontro Regional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizado em Manaus-AM, com o objetivo de divulgar boas práticas de projetos já inscritos no Banco de Projetos do CNMP. Na ocasião, Rodinei Paixão teve a oportunidade de apresentar a experiência bem-sucedida de utilização do Sistema Integrado de Gestão Pública – e-Cidade.

 

Banco Nacional de Projetos

 

Criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Banco Nacional de Projetos é um sistema que permite o compartilhamento do conhecimento e das boas práticas desenvolvidas pelos Ministério Públicos de todo o país, além de ser fonte de memória da instituição.

 

Ao todo, já foram inscritas mais de 200 iniciativas. Elas estão disponíveis no site do Conselho e podem ser consultadas e implementadas por qualquer unidade do MP. O Banco faz parte da Ação Nacional, fase de execução do Planejamento Estratégico Nacional, formulado em 2011, sob a coordenação da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.

 

 

Com informações da Ascom MP/AP

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial
(61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp