Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Secretaria de Segurança adere à iniciativa do CNMP com apoio do MP/SP - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 27/5/13, às 17h02.


lanamento_Conte_Ate_10_em_SPUm evento na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo marcou, na manhã desta segunda-feira, 27/5, o lançamento, pela Secretaria Estadual da Segurança Pública da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, idealizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Ministério da Justiça e com o Conselho Nacional de Justiça.

 

A campanha, que tem apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo, visa conscientizar a população para evitar os homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis como brigas de trânsito, discussões entre vizinhos, desentendimentos em bares, etc.

“Esta é uma campanha de caráter preventivo, que se caracteriza pela orientação à postura de todos os cidadãos, de forma a oferecer contributo à sociedade para a construção da esperada paz social”, afirmou o procurador-geral de Justiça do MP/SP, Márcio Fernando Elias Rosa, na abertura da cerimônia.

Para o Secretário Estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, “o estímulo à tolerância e à paciência, no campo das relações interpessoais, é fundamental para que construamos uma cultura de paz em São Paulo e no País”.

Ele revelou que no estado de São Paulo 30% dos homicídios são cometidos por pessoas de bem que se descontrolam em situações mais tensas. Somente este ano, revelou, 490 vidas foram perdidas em casos assim. Em 2012, foram mais de 1.500.

Fernando Grella citou, como exemplo, o assassinato de um casal por um vizinho, em um condomínio de luxo de Santana de Parnaíba, na semana passada, após discussão por barulho, que culminou com o suicídio do autor do duplo homicídio. “O motivo de toda essa tragédia foi a intolerância, a incapacidade de um ser humano de refletir sobre a preciosidade da vida e de parar por um instante para analisar os próprios atos e sentimentos”, afirmou. “Por isso, é hora de parar, refletir É hora de parar, refletir e mostrar às pessoas a importância da contar até 10”, sublinhou ao falar sobre a importância da campanha.

A conselheira do CNMP, Taís Schilling Ferraz, coordenadora nacional da campanha, elogiou a adesão da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo à iniciativa. Pelo protagonismo de São Paulo, e pela iniciativa do Estado, isso é mais do que uma mera adesão à campanha; é um apoio fundamental e uma oportunidade muito importante para difundir para toda a sociedade que todos os cidadãos podem fazer sua parte para a redução da violência”, afirmou

“O homicídio é um tipo de crime muito comum, que qualquer um pode praticar em uma atitude impensada”, destacou a Conselheira. “A pessoa pode cometer um homicídio num momento de fúria e se arrepender no momento seguinte, mas os efeitos serão permanentes”, alertou, para mostrar o espírito da campanha que visa, sobretudo, provocar uma reflexão antes do impulso, uma vez que “é da natureza humana sofrer o influxo das emoções”.

A campanha, lembrou, é de reflexão permanente na sociedade e, portanto, não tem dada para acabar. Outras ações estão previstas, como uma etapa direcionada às escolas, com planos de aulas para abordagem do tema da violência no ensino médio; e, no futuro, ações em estádios de futebol e sobre violência doméstica e violência no trânsito.

Carolina Cardoso, coordenadora de Gestão de Segurança Pública do Instituto Sou da Paz, anunciou o integral apoio da entidade à Campanha que, destacou, se alinha a outras ações necessárias para o combate da violência, como a persecução penal e o controle de armas, entre outras. “A campanha ajuda de forma significativa a criar a consciência de que as pessoas precisam respirar fundo. Quanto mais as pessoas forem capazes de contar até 10 e de esfriar a cabeça, menos homicídios haverá no País”, disse.

A iniciativa inclui vídeos, jingles de rádio, anúncios para veículos impressos e digitais, entre outras peças estreladas por atletas renomados - os campeões mundiais de MMA Anderson Silva e Junior Cigano e os judocas campeões olímpicos Leandro Guilheiro e Sarah Menezes –, que participam da iniciativa sem cobrar cachê. Eles foram escolhidos porque são exemplos de disciplina, autocontrole e de convívio com as perdas. Além disso, todos são ídolos nacionais, principalmente da juventude, e têm histórico de vida de preservação da paz.

Em São Paulo, o Governo do Estado produziu 10 mil cartazes da campanha que serão afixados nas escolas de rede pública estadual de ensino e nos trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Também veiculará os anúncios em jornais da Capital. Os jingles da campanha já estão sendo veiculados pelas emissoras de rádio de todo o estado desde o último sábado (25).

Também prestigiaram a cerimônia a conselheira do CNMP Maria Ester Henriques Tavares; o secretário-adjunto de Segurança Pública, Antonio Carlos da Ponte; o delegado-geral de Polícia, Luiz Maurício Souza Blazeck; o corregedor-geral do MP, Procurador de Justiça Nelson Gonzaga de Oliveira; a promotora de Justiça Tatiana Callyé Heilman, representando a presidência da Associação Paulista do MP; Norma Sueli Bonacorrorso, superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo; os subprocuradores-gerais de Justiça Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior (Relações Externas) e Vânia Rufini Penteado Balera (Institucional); o chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça Luiz Henrique Dal Poz; o diretor-geral do MP, Promotor de Justiça José Carlos Mascari Bonilha; procuradores e promotores de Justiça e outras autoridades.

 

 

Texto: Ascom / MP/SP

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