Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Enasp: MP/RR está na reta final para meta de conclusão de inquéritos - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 22/3/11, às 00h00.

Comissão de Inquérito, resultado de uma parceria entre o Ministério Público de Roraima (MP/RR) e a Polícia Civil do estado, finalizou nessa segunda-feira, 21 de março, o trabalho de análise dos inquéritos parados no estado. O grupo foi criado especialmente para atender a Meta 2 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que prevê, até julho de 2011, a conclusão de todos inquéritos e procedimentos investigatórios de homicídios instaurados até 31 de dezembro de 2007. Em todo o Brasil, há 87.940 procedimentos nessa situação, segundo levamento feito pelos Ministérios Públicos estaduais e coordenado pelo CNMP.

De acordo com o levantamento inicial, divulgado em outubro do ano passado, havia 478 inquéritos parados em Roraima. A Comissão de Inquérito começou a trabalhar no dia 15 de dezembro em regime de mutirão, numa sala na sede do MP/RR. “Nós concluímos o trabalho prévio num tempo curto, considerando nossas limitações estruturais e de pessoal. Superamos as expectativas em razão das nossas limitações. Tivemos um número muito alto de inquéritos relatados com indiciamento, isso é um diferencial. A Polícia Civil está muito feliz, porque além de superar as expectativas, agora nós passamos para uma segunda etapa que é justamente pegar aqueles inquéritos mais recentes e trabalhá-los com muito mais eficiência”, avaliou a coordenadora do mutirão, delegada Francilene Lima Souza.

O promotor de Justiça da 1ª Criminal, Marco Antônio Bordin de Azeredo, representante do MP/RR no Grupo de Persecução Penal da Enasp, informou que o MP está recebendo os inquéritos finalizados pela comissão. “Pretendemos, agora, dar seguimento a eles, de forma a cumprir a Meta 2 da Enasp, finalizando assim, todos os inquérito instaurados até dezembro de 2007 e não relatados”.

Dados dos inquéritos de homicídio em Roraima
Inquéritos relatados – 160
Cotas cumpridas – 82
Inquéritos enviados às Delegacias de Polícia – 10
Inquéritos enviados à Delegacia Geral de Homicídios – 22
Total – 274

Dados de Homicídios
Dolosos - 155
Culposos – 22
Tentados – 54
Outros (suicídio, afogamento, desaparecimento etc..) - 33
Total – 264

Autoria do crime
Conhecida – 95
Desconhecida - 157

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima

Secretaria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Telefone: (61) 3366-9124/9134
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Siga
o CNMP no Twitter: twitter.com/conselhodomp

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial