Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Planejamento: reuniões regionais chegam ao fim e participantes identificam temas convergentes - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 30/5/11, às 00h00.
Cerca de 520 membros dos MPs de todo o Brasil participaram dos oito eventos para elaboração do Planejamento Estratégico Nacional

Terminou nessa sexta-feira, dia 27 de maio, o 8º e último Evento Regional do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público. O encontro aconteceu em Fortaleza e reuniu aproximadamente 65 membrosdos Ministérios Públicos estaduais e dos ramos do MPU com atuação em Pernambuco, no Piauí, no Maranhão e no Ceará, para discutir temas convergentes, prioridades e metas para o MP.

Os outros eventos aconteceram nos meses de abril e maio em Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio Branco, Salvador, Belém e Rio de Janeiro. Ao todo, cerca de 520 membros dos MPs de todo o Brasil participaram dos trabalhos. Com isso, foi possível reunir todas as unidades do Ministério Público em um pacto de integração, com foco em objetivos e ações comuns, para estabelecer uma agenda nacional de atuação em prol da sociedade.

Com o término eventos, surgiram sugestões convergentes de contribuição do MP para sociedade, tais como o trabalho pela redução da violência, da criminalidade, da impunidade e da corrupção. Os resultados das oficinas ainda serão consolidados e analisados antes de serem divulgados ou mesmo utilizados no planejamento.

A presidente da Comissão de Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público, conselheira Cláudia Chagas, destacou que os eventos regionais “tiveram o papel de promover a unidade, integrar e desenvolver um planejamento nacional inédito e ambicioso, onde as convergências serão peças chaves para o desenvolvimento de um MP mais justo e eficiente”.

Segundo o promotor de Justiça Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, encontros como este são de “suma importância, tendo em vista que a nossa visão estadual sobre o Planejamento Estratégico cria um novo enfoque com as experiências e a vivências de outros Ministérios Públicos”.

Próximo passo
De acordo com a procuradora de Justiça Sheila Pitombeira, a partir do fechamento deste oitavo encontro, “teremos condições de esboçar o Mapa do Planejamento Estratégico e começar a preparar uma minuta das novas diretrizes e indicadores”. Ela afirmou ainda que as discussões foram “muito ricas, fechando mais uma etapa com chave de ouro”.

Os resultados dos encontros serão sistematizados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e encaminhado às entidades apoiadoras do MP, como a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), conselhos e associações dos Ministérios Públicos estaduais. Estes órgãos apresentarão suas sugestões e conclusões.

Como parte das ações de planejamento, acontecerá, em Brasília, o encontro nacional voltado para a área meio, nos dias 2 e 3 de junho, para tratar dos desafios e prioridades relativas às atividades de suporte. O evento contará também com oficinas, painéis temáticos e workshops que ajudarão na elaboração do Plano.

Concluído o encontro, será lançado o relatório com a sistematização dos resultados do processo de planejamento. O documento incluirá manual com o desdobramento de estratégias e proposta de campanha nacional de comunicação para difundir os objetivos definidos. Saiba tudo sobre os encontros regionais.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp