Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Plenário do Senado vota indicações ao CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 4/7/13, às 11h23.

Plenário senadoO Plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 3/7, a indicação de quatro nomes ao  Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o biênio 2013-2015. Foram confirmados os conselheiros Jarbas Soares e Jeferson Coelho, em processo de recondução, e os promotores de Justiça Cláudio Portela e Marcelo Ferra. As indicações serão encaminhadas à presidente da República, Dilma Rousseff, que fará as nomeações.

 

Jarbas Soares é procurador de Justiça em Minas Gerais e integra o CNMP desde 2011, em vaga destinada ao Ministério Público estadual. Sua recondução foi aprovada pelo Senado por 50 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção.

 

Jeferson Coelho, subprocurador-geral do Trabalho, também ingressou no CNMP há dois anos, onde exerce, ainda, o cargo de corregedor nacional do Ministério Público. Ele foi reconduzido ao Conselho com 49 votos favoráveis, quatro contrários e duas abstenções.

 

Para a vaga do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Plenário do Senado aprovou a indicação do promotor de Justiça Cláudio Portela. Seu nome foi confirmado por 51 votos a favor, cinco contrários e uma abstenção.

 

O Senado referendou também, por 42 votos favoráveis, 9 contrários e uma abstenção, a indicação do promotor de Justiça Marcelo Ferra. Ele é membro do Ministério Público de Mato Grosso.

 

Recurso

 

O procurador da República na Bahia Vladimir Aras, que teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, recebeu, no Plenário, 38 votos favoráveis, 17 contrários e uma abstenção. Para aprovação, eram necessários 41 votos, no mínimo. O senador  Wellington Dias (PT-PI) enviou recurso à CCJ, visto que mais quatro senadores registraram o voto favorável à indicação após a proclamação do resultado.

 

Vladimir Aras foi indicado à vaga destinada ao Ministério Público Federal após ser o mais votado pelo Colégio de Procuradores. Em eleição realizada no início de março, ele recebeu 499 votos, tendo sido o primeiro da lista tríplice formada para o CNMP.

 

Outras indicações

 

Também já foram aprovados pelo Plenário do Senado o procurador de Justiça do MP/RR Alessandro Tramujas Assad, indicado à recondução para uma das vagas destinadas aos Ministérios Públicos estaduais; os advogados Walter de Agra Júnior e Esdras Dantas de Souza, indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o juiz Alexandre Saliba, indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ); e o procurador de Justiça Militar Antônio Duarte, indicado pelo Ministério Público Militar.


O juiz Leonardo de Farias Duarte, indicado ao CNMP pelo Supremo Tribunal Federal (STF), teve seu relatório lido na CCJ nesta quarta-feira, 3/7. Ele aguarda aguarda o agendamento da sabatina pela Comissão que, depois de aprová-lo, enviará seu nome para apreciação do Plenário.  

 

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação Social
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 – 3366-9124
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp