Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Desembargadores do TJ/MG aprovam curso da Enasp - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 12/7/13, às 11h02.

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG) que participaram do curso de Capacitação na Persecução Penal nos Crimes de Homicídio, ocorrido nos dias 8 e 9 de julho, em Belo Horizonte, estão levando para suas decisões o aprendizado e a experiência vivida com os demais alunos.

 

Promovido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), por meio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o treinamento reuniu juízes, promotores, delegados, peritos e policiais militares, entre outros profissionais que integram o sistema de justiça. Durante os dois dias, eles tiveram contato prático com todas as etapas da apuração de um crime de homicídio.

 

Para a desembargadora Karin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, que participou de dois dos quatro  módulos já realizados em Minas Gerais,  a experiência foi muito rica. “Os cursos dos quais participamos são sempre muito teóricos. Neste, temos a oportunidade de ver a prática dos demais órgãos do sistema de justiça, que participam da apuração do crime. É um curso prático, mas profundo, que tem o cuidado de selecionar pessoas muito qualificadas para ministrar as aulas”, contou.


Segundo a juíza, sair do gabinete do tribunal, da promotoria ou da delegacia e vivenciar as dificuldades enfrentadas pelos órgãos, é uma vivência valiosa. “Nos meus votos como relatora ou revisora de algum processo recomendo ao juiz da execução que aplique a Lei 12.654/12, que prevê a coleta de material genético como forma de traçar o perfil do criminoso. Ou seja, o que aprendi no curso me deu a oportunidade de ir além de uma decisão”, disse.


Já o desembargador Júlio Cézar Guttierrez, que também participou do curso, disse que há muitos conflitos de atuação entre os órgãos que compõem a persecução penal. Dessa forma, a prestação do serviço jurisdicional para o cidadão fica prejudicada. “Quando se une os três órgãos que trabalham para a solução de um crime, a força e a efetividade estatal são percebidas prontamente”, contou.

 

Para ele, ter contato com as ferramentas de trabalho dos demais órgãos permitiu ter uma percepção mais clara daquilo que está à disposição do juiz. “A troca de experiências faz com que o trabalho da Justiça, do Ministério Público e da Polícia sejam cada vez mais eficazes. Quanto mais treinamentos desses formato forem oferecidos, melhor para a sociedade”, concluiu.

 

O módulo III do curso em Minas Gerais está previsto para o mês de setembro. O curso também vem sendo ministrado em outros estados.

 

 

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação Social
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 – 3366-9124
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp